Os passos de Gabriela – adaptações para televisão (1975/2012)
Anexos
Informações
Título
Os passos de Gabriela - adaptações para televisão (1975/2012)
Autor(es)
Gláucia Jacuk Herman
Orientador(es)
Antônio Adami
Data de Defesa
22/08/2016
Resumo (EN)
We worked in this thesis with the adaptations of the novel Gabriela Clove and Cinnamon by Jorge Amado to television, years 1975 and 2012, and analyzed the remidiations between hypotext: the novel; and the two soap operas from the Theory of adaptations and remakes studies. The work is based on the decoupage of the objects and on the analysis of their interrelationship, performs some "cuts" and selects characters that act as axes and gather representative characteristics in the narratives. The various voices of adaptations and the chronology of Gabriela in the media are presented. The analysis points out the distinction between the public sphere and the private sphere. The first outlines the changes on the political level with the weakening of the colonels and the strengthening of the bourgeoisie, through the symbolic struggle between Colonel Ramiro Bastos and Mundinho Falcão , the cocoa exporter, and introduces the new customs that come to Ilheus. The second brings the journey of the main character, Gabriela, based on three stages: before, during and after the wedding with Nacib. Brings a chapter about Narrative Axes which deals with plots that intersect, traverse the plot from the character Gabriela. The narrative axes are divided into two types: Additions and Reappropriations in time. The Additions are the extras that have no counterpart when comparing the two soap operas and; the Reappropriations in time constitute the recontextualizations and the reinterpretations that bring new approaches to common characters for the two adaptations. The main objectives of this research are to realize the ways of the collective memory in Brazilian soap operas from "Gabriela", understand how is the dialogue that assumes consider the various factors involved in the process and contribute to the understanding of intertextuality in the achieving of the resumption of a production with a new identity. Among the conclusions is that "Gabriela" can be understood as a cult, since the 2012 remake made possible an intense recovery in the media and in the public memory. Working as a society’s reflector and refractor, the novel 2012 has provoked debates and comparisons between the novel and the two adaptations. It is also concluded that there is no set formula for an adaptation, the solutions depend on the sensibility to capture specifics of literary work
Resumo
Trabalhamos nesta tese com as adaptações do romance ‘Gabriela Cravo e Canela’, de Jorge Amado, para televisão, anos 1975 e 2012, e analisamos as remidiações entre o hipotexto: o romance e as duas novelas a partir da Teoria das Adaptações e dos estudos sobre remakes. O trabalho baseia-se na decupagem dos objetos e na análise de sua inter-relação, realiza alguns “recortes” e seleciona personagens que funcionam como eixos e reúnem características representativas nas narrativas. São apresentadas as diversas vozes das adaptações e a cronologia de Gabriela na mídia. A análise aponta a distinção entre a Esfera Pública e a Esfera Privada. Na primeira, delineia as mudanças no plano político com o enfraquecimento do coronelismo e o fortalecimento da burguesia, por meio do emblemático embate entre o Coronel Ramiro Bastos e Mundinho Falcão, o exportador de cacau, e apresenta os novos costumes que chegam a Ilhéus. Na segunda, traz o percurso da personagem principal, Gabriela, apoiada em três momentos: antes, durante e após o casamento com Nacib. Traz um capítulo sobre Eixos Narrativos em que trata das tramas que se interseccionam, intercruzam no enredo a partir da personagem Gabriela. Os eixos narrativos se subdividem em dois tipos: Acréscimos e Reapropriações no Tempo. Os Acréscimos são as adições que não encontram contraponto quando comparadas as duas novelas e as Reapropriações no Tempo constituem-se das recontextualizações e reinterpretações que trazem novas abordagens a personagens comuns às duas adaptações. Os objetivos principais desta pesquisa são perceber os caminhos da memória coletiva na teledramaturgia brasileira a partir de “Gabriela”, entender como se dá o diálogo que pressupõe considerar os diversos fatores envolvidos no processo e contribuir para a compreensão das intertextualidades na realização da retomada de uma produção com uma nova identidade. Entre as conclusões tem-se que “Gabriela” pode ser entendida como um cult, já que o remake de 2012 possibilitou uma intensa retomada na mídia e na memória do público. Funcionando como refletor e refrator da sociedade, a novela de 2012 suscitou debates e comparações entre o romance e as duas adaptações. Conclui-se também que não existe uma fórmula definida para uma adaptação; as soluções dependem da sensibilidade em captar especificidades da obra literária.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Adaptações , Teledramaturgia, Gabriela, Remake, Teoria das Adaptações
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto