O universo LGBTQIAP+ no documentário brasileiro do século XXI
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Informações
Título
O universo LGBTQIAP+ no documentário brasileiro do século XXI
Título (EN)
The LGBTQIAP+ universe in the Brazilian documentary of the 21st century
Autor(es)
Jamilson José Alves-Silva
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
19/06/2023
Resumo (EN)
This doctoral dissertation intends to elucidate how characters with “dissident sexualities or genders” have been portrayed over the last two decades of this century in the Brazilian documentary production and why these people, in most of the period studied, have gained more visibility. For this, it analyzes the documentaries Kátia (Karla Holanda, 2012), Bixa Travesty (Claudia Priscilla and Kiko Goifman, 2018) and Divinas Divas (Leandra Leal, 2017), all starring transvestites. The hypothesis is that these films are based on three main aspects, related to gender and sexuality issues, which are materialized through: 1) traumas in the characters’ narratives – individual in the lives of the subjects involved, but collective because they are repeated in a cyclical and very similar way in the lives of all of them; 2) everyday or artistic performances that underlie the narratives through which the stories are told, an instance that gives access to the intimacy of the characters in the films; 3) memories that the stories bring up, which evoke especially traumatic events. As for the methodological aspects involved in this dissertation, the films studied revealed that the preponderant dimension is the verbal one. However, we will not describe only “the text” of the films: visual, sound, and gestural issues, among others, will be used to bring more consistency and relevance to the analyses. Throughout the analyses, many concepts and authors were used, such as documentary (Bruzzi, Nichols, Aumont and Marie), queer theories (Butler, Preciado, De Lauretis), performance (Goffman, Schechner, Féral, Carlson, Colling), memory, trauma, and tradition of the victim in the documentary (Souza, Alexander, Smelser, Seligmann-Silva, Halbwachs). The narratives of the films, mainly in their verbal dimension, allowed for the traumas experienced by the protagonists and other people involved in the films to surface. Such traumas, resulting from situations of stigma and prejudice motivated by the protagonists’ gender and sexuality characteristics, evoke individual, collective, and collectivizing memories, to which the spectator has access through the way in which the social actors perform in the films, whether in their everyday lives or in their artistic shows, regardless of the degree of awareness towards the presence of the camera.
Keywords: Documentary. Gender/Sexuality. Performance. Collectivizing trauma. Memory.
Resumo
Este trabalho pretende elucidar a maneira como personagens com “sexualidades ou gêneros dissidentes” têm sido retratadas ao longo das últimas duas décadas deste século na produção brasileira de documentários e por que essas pessoas, em grande parte do período estudado, ganharam mais visibilidade. Para isso, analisa os documentários Kátia (Karla Holanda, 2012), Bixa Travesty (Claudia Priscilla e Kiko Goifman, 2018) e Divinas Divas (Leandra Leal, 2017), todos protagonizados por travestis. A hipótese é a de que os filmes estudados estão alicerçados em três aspectos principais, relacionados a questões de gênero e de sexualidade, que se materializam por meio: 1) dos traumas nas narrativas das personagens – individuais na vida dos sujeitos envolvidos, porém coletivos por se repetirem de forma cíclica e muito semelhante na vida de todos eles; 2) das performances, cotidianas ou artísticas, que embasam as narrativas pelas quais as histórias vão sendo contadas, instância que dá acesso à intimidade das personagens dos filmes; 3) das muitas memórias que as histórias contadas trazem à tona, que evocam recordações especialmente traumáticas. Quanto aos aspectos metodológicos que envolvem este trabalho, os filmes estudados revelaram a dimensão verbal como preponderante. No entanto, não falaremos apenas “do texto” dos filmes: questões de ordem visual, sonora, gestual, dentre outras, serão acionadas para trazer mais consistência e pertinência às análises empreendidas. Ao longo das análises, muitos conceitos e autores foram acionados, sendo alguns: documentário (Bruzzi, Nichols, Aumont e Marie), teorias queer (Butler, Preciado, De Lauretis), performance (Goffman, Schechner, Féral, Carlson, Colling), memória, trauma e tradição da vítima no documentário (Souza, Alexander, Smelser, Seligmann-Silva, Halbwachs). As narrativas dos filmes, principalmente em sua dimensão verbal, deram margem para que viessem à tona os traumas das protagonistas e das demais pessoas envolvidas nos filmes. Tais traumas, decorrentes de situações de estigma e de preconceito motivadas pelas características de gênero e de sexualidade das protagonistas dos filmes, evocam memórias: individuais, coletivas, coletivizantes, às quais o espectador tem acesso pela forma como os atores sociais performam nos filmes, seja em suas vidas cotidianas ou em seus números artísticos, independen-temente do grau de consciência da presença da câmera.
Palavras-chave: Documentário. Gênero/Sexualidade. Performance. Trauma coletivizante. Memória.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Palavras-chave: Documentário. Gênero/Sexualidade. Performance. Trauma coletivizante. Memória.
Publicado em
ALVES-SILVA, J. J.; SILVA, G. S. da (Orientador). O universo LGBTQIAP+ no documentário brasileiro do século XXI. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de pesquisa em análise de produtos audiovisuais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto