O Sistema Público de Rádiodifusão: Legislação e responsabilidade social da rádio Cultura FM e rádio Cultura Brasil, da Fundação Padre Anchieta, no Estado de São Paulo.
Anexos
Informações
Título
O Sistema Público de Rádiodifusão: Legislação e responsabilidade social da rádio Cultura FM e rádio Cultura Brasil, da Fundação Padre Anchieta, no Estado de São Paulo.
Autor(es)
Marcio Roberto Bico
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
28/06/2019
Resumo (EN)
This research fits coherently in the area of concentration of the UNIP Postgraduate Program in Communication “Communication and Media Culture” and also in the research line “Configuration of products and processes in media culture.” The fact of dealing with radio stations is also consistent with the advisor's research, as our goal is to analyze and discuss the relationship between legislation governing public broadcasting and compliance with social responsibility within the framework of the programming grid of two educational radio stations. This study analyzed the programming channels of Rádio Cultura FM and Rádio Cultura Brasil, located in the State of São Paulo, which belong to the Padre Anchieta Foundation. Our research was based on the Brazilian legislation on public communication companies and how the Federal Constitution regulates the sector. The research addressed concepts such as Public Communication (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007), Public Radio (HERREROS, 1992; ESCUDERO, 1998, MIOLA, 2014), Legislation for Public Broadcasting (LEAL FILHO, 1997, CHAGAS, 2012, PINHEIRO, 2016), Culture (BOURDIEU, 1987, ZUMTHOR, 1993, SANTAELLA, 2003), the history of São Paulo radio (ADAMI, 2014) and Public Opinion (LIPPMANN, 2008; SÁ, 2012). In addition, we also analyze the trajectory of educational broadcasters in Brazil, from the first radio broadcasts in the country. As methodology we worked with the content analysis of (BARDIN, 2011) and were transcribed and analyzed the programs of Rádio Cultura FM and Rádio Cultura Brasil, from the five categories of this author: erudite, popular, informative and erudite, informative and popular and political. We start from the hypothesis that Rádio Cultura FM and Rádio Cultura Brasil partially fulfill the legal prerogatives established for educational broadcasting, with a program that privileges musical contents that alternate between classical culture and popular culture, such as folkloric manifestations, music. regional, immaterial culture.
Resumo
Esta pesquisa se insere coerentemente na área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP “Comunicação e Cultura Midiática” e também na Linha de pesquisa “Configuração de produtos e processos na cultura midiática". O Fato de tratar de emissoras de rádio, também está coerente com as pesquisas do orientador, pois nosso objetivo é analisar e discutir a relação entre a legislação que regulamenta a radiodifusão pública e o cumprimento da responsabilidade social no âmbito da grade de programação de duas emissoras de rádio educativas. Para tal, o estudo analisou as grades de programação da Rádio Cultura FM e da Rádio Cultura Brasil, localizadas no Estado de São Paulo, pertencentes à Fundação Padre Anchieta. Nossa pesquisa se pautou na legislação brasileira sobre as empresas públicas de comunicação e como a Constituição Federal regulamenta o setor de radiodifusão. A pesquisa abordou conceitos como Comunicação Pública (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007), Rádio Pública (HERREROS, 1992; ESCUDERO, 1998, MIOLA, 2014), Legislação para Radiodifusão Pública (LEAL FILHO, 1997, CHAGAS, 2012, PINHEIRO, 2016), Cultura (BOURDIEU, 1987, ZUMTHOR, 1993, SANTAELLA, 2003), a história do rádio de São Paulo (ADAMI, 2014) e Opinião Pública (LIPPMANN, 2008; SÁ, 2012). Além disso, analisamos também a trajetória das emissoras educativas do Brasil, a partir das primeiras transmissões de rádio no país.
Como metodologia trabalhamos com a análise de conteúdo de (BARDIN, 2011) e foram transcritos e analisados os programas da Rádio Cultura FM e da Rádio Cultura Brasil, a partir das cinco categorias deste autor: programas eruditos, populares, informativos e eruditos, informativos e populares e políticos. Partimos da hipótese de que a Rádio Cultura FM e a Rádio Cultura Brasil cumprem parcialmente as prerrogativas legais estabelecidas para a radiodifusão educativa, com uma programação que privilegia conteúdos musicais que se alternam entre a cultura erudita e a cultura popular, tais como manifestações folclóricas, música regional, cultura imaterial.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Rádio Pública, Rádio Educativa, Legislação, Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto