O Rádio como Mediador da Cultura Popular: Capital, Litoral e Interior
Anexos
Informações
Título
O Rádio como Mediador da Cultura Popular: Capital, Litoral e Interior
Autor(es)
Elvis Wanderley dos Santos
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
26/06/2020
Resumo (EN)
This research has as main objective to study the Radio as the mediating agent of popular culture in the state of São Paulo. The object of our work are the four radio stations that were chosen due to their geographical location within the state: in the capital of São Paulo, Rádio Capital AM 1040 kHz; in the region of Araçatuba, Rádio Clube FM 96,3 kHz; in the Paraíba Valley, Super Rádio Piratininga AM 750 kHz; and the last one on the coast, Rádio Guarujá AM 1550 kHz. Within this study, structured interviews were conducted using the methodology of oral story, with some professionals from the radio stations surveyed, privileging questions about the culture and the future of the radio with the media convergences, bringing a reflection on contemporary radio, making possible a new model of formats that accompanies the historical legacy, but also that enables new practices according to the current habits of media consumption. The work presupposes a content analysis developed by Laurence Bardin (2011) on the programming of the stations surveyed. In the bibliographic review, we chose to adopt the authors: Nestor Garcia Canclini (2011), Stuart Hall (2005), Jesus Martin Barbero (2013) among others, who were of great importance for the theoretical study of this research, in addition to the studies of Antonio Adami (2014), on the history of radio stations in São Paulo. The radio is a social institution, aggregating communication practices that are built from the society amid different agents and technologies, developing in this context the formation of popular culture. Finally, this work aims to fill gaps regarding the radio studies in São Paulo and to promote its role until today as a trainer of culture.
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar o Rádio como o agente mediador da cultura popular no estado de São Paulo. O objeto do nosso trabalho são as quatro emissoras de Rádio que foram escolhidas dado a sua localização geográfica dentro do estado: na capital paulista, Rádio Capital AM 1040 kHz; na região de Araçatuba, Rádio Clube FM 96,3 kHz; no Vale do Paraíba, Super Rádio Piratininga AM 750 kHz; e a última no litoral, Rádio Guarujá AM 1550 kHz. Dentro deste estudo foram feitas entrevistas estruturadas usando a metodologia da história oral, com alguns profissionais das rádios pesquisadas privilegiando perguntas sobre a cultura e o futuro do rádio com as convergências midiáticas, trazendo uma reflexão sobre o rádio contemporâneo, tornando possível um novo modelo de formatos que acompanhe o legado histórico, mas também que possibilite novas práticas conforme os atuais hábitos de consumo midiáticos. O trabalho pressupõe uma análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (2011) sobre a programação das emissoras pesquisadas. Na revisão bibliográfica, optou-se por adotar os autores: Nestor Garcia Canclini (2011), Stuart Hall (2005), Jesus Martin Barbero (2013), entre outros, que foram de grande importância para o estudo teórico desta pesquisa, além dos estudos do professor Antonio Adami (2014), sobre a história das rádios paulistas. O rádio é uma instituição social, agregando práticas de comunicação que são construídas a partir da sociedade entre agentes e tecnologias diversas, desenvolvendo neste contexto a formação da cultura popular. Por fim, este trabalho visa preencher lacunas no que diz respeito aos estudos do rádio em São Paulo e fomentar o seu papel até hoje como formador da cultura.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Rádio; Cultura Popular; Estado de São Paulo; Convergência
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto