O produto Copa: a Copa do Mundo de 2014 por meio do telejornalismo do jornal da Globo
Anexos
Informações
Título
O produto Copa: a Copa do Mundo de 2014 por meio do telejornalismo do jornal da Globo
Autor(es)
Rodrigo Parron Santos
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
23/06/2016
Resumo (EN)
This research aimed to analyze the content of news stories about the World Cup in 2014, served in the Jornal da Globo that year. Therefore, this study addressed concepts such as television news, agenda setting, framing, journalistic formats, discourse analysis and content analysis from mainly by authors such as Guilherme Rezende, Juarez Bahia, Mauro Wolf, Antonio Rubim, Nilson Lage, Nelson Traquina, Michel Foucault, Dominique Maingueneau and Laurence Bardin. This research is characterized as a theoretical study, and the part about content analysis and discourse analysis, is also configured as a descriptive study, made by a hybrid study of quantitative and qualitative indicators of news stories analyzed on the research topic. The analysis and interpretation of the senses entered the journalistic discourse developed through different discursive strategies as indicators related to images, news text and mean duration of the analyzed news stories form the basis of this research study.
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o conteúdo de matérias jornalísticas sobre a Copa do Mundo de 2014, veiculadas no Jornal da Globo naquele ano. Para tanto, esse estudo abordou conceitos como telejornalismo, agenda setting, enquadramento, formatos jornalísticos, análise do discurso e análise de conteúdo, a partir principalmente de autores como Guilherme Rezende, Juarez Bahia, Mauro Wolf, Antonio Rubim, Nilson Lage, Nelson Traquina, Michel Foucault, Dominique Maingueneau e Laurence Bardin. Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo teórico, sendo que a parte sobre análise de conteúdo e análise do discurso configura-se também como um estudo descritivo, constituído por meio de um estudo híbrido de indicadores quantitativos e qualitativos das matérias jornalísticas analisadas sobre o tema pesquisado. A análise e interpretação dos sentidos inseridos no discurso jornalístico elaborado por meio de estratégias discursivas distintas, como indicadores relacionados às imagens, texto jornalístico e tempo médio de duração das matérias jornalísticas analisadas, constituem a base de estudo dessa pesquisa.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Telejornalismo, Formatos Jornalísticos, Análise do Discurso, Análise de Conteúdo
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: Identidades, Representações e Configurações do Público e do Privado no Discurso Midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto