O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade
Anexos
Informações
Título
O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade
Autor(es)
Agnes de Sousa Arruda
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
17/06/2019
Resumo (EN)
This thesis delas with the intimate relation between the media and fatphobia, prejudice
against fat people. In an investigation that initially identified that this connexion occurs
more between the lines than in an obvious way, so much that the word fatphobia has only recently been indexed in the formal dictionaries of the Portuguese language (but not all), and although powerful in the social context the prejudice in question is still not properly seen as an object of research in the area of communication, it was necessary to search for a methodology that understood the complexity of this phenomenon from the question of how the relation of this stigma with the media occurs. The initial hypothesis was that fatphobia is a prejudice created, maintained and encouraged from the media and, as such, at the same time that it generates, is genarated by deleting the fat person's body in the concreteness of the flesh and the virtuality of the hegemonic electronic media. Thus, it was through autoethnography, using the technique of biographical narrative, crossreferenced with examples from the media (a Mexican soap opera and a highly successful american TV show in Brazil, a Hollywood production and a brazilian celebrity portal news), those presented from the tools of content analysis, which sought to prove this connexion. The principles of the complexity method proposed by Edgar Morin are used for this cross, to know: the dialogic, the recursive and the hologramatic principles. The theoretical basis is substantiated on the concepts of mediaphere, communication, mimesis and bond of Malena Contrera and media bios of Muniz Sodré, also working with the media theory of Harry Pross, climbing abstraction of Vilém Flusser, living body and dead body of Dietmar Kamper and the iconophagy era of Norval Baitello Jr. Finally, it should be emphasized that this is a thesis of feminine and feminist perspective, and the questions about the place of speech and representativeness proposed by Djamila Ribeiro are also considered. With this research, the minutiae by which fatphobia acts and retroactively is understood and how this prejudice, felt in the flesh of social life, is directly related to the representations that the media makes of fat people and vice versa, and it is impossible to dissociate one from the other.
Resumo
Esta tese aborda a íntima relação entre os media e a gordofobia, preconceito contra as pessoas gordas. Em uma investigação que identificou inicialmente que essa relação se dá mais nas entrelinhas do que de forma óbvia - tanto que a palavra gordofobia apenas recentemente passou a ser indexada nos dicionários formais da língua portuguesa (mas não em todos) - e que embora pujante no contexto social, o preconceito em questão ainda não é devidamente visto como objeto de pesquisa na área da Comunicação, foi necessário buscar por uma metodologia que compreendesse a complexidade desse fenômeno a partir da questão de como se dá a relação desse estigma com os media. A hipótese inicial foi a de que a gordofobia é um preconceito criado, mantido e incentivado a partir do ‘bios midiático’ e, como tal, ao mesmo tempo em que gera, é gerado pelo apagamento do corpo da pessoa gorda na concretude da carne e na virtualidade da mídia eletrônica hegemônica. Assim, foi por meio da autoetnografia, utilizando a técnica da narrativa biográfica, cruzada com exemplos oriundos dos media (uma novela mexicana e um seriado americano de grande sucesso no Brasil, uma produção de Hollywood e uma notícia de um portal brasileiro sobre celebridades), esses apresentados a partir das ferramentas da análise de conteúdo, que se buscou a comprovação dessa relação. Usa-se para esse cruzamento os princípios do método da complexidade propostos por Edgar Morin, sendo eles o dialógico, o recursivo e o hologramático. O embasamento teórico se dá a partir dos conceitos de mediosfera, comunicação, mimese e vínculo de Malena Contrera e bios midiático de Muniz Sodré, trabalhando também com a teoria da mídia de Harry Pross, escalada da abstração de Vilém Flusser, corpo vivo e corpo morto de Dietmar Kamper e era da iconofagia de Norval Baitello Jr. Por fim, cabe ressaltar que se trata de uma tese de perspectiva feminina e feminista, estando as questões acerca de lugar de fala e representatividade propostas por Djamila Ribeiro também consideradas. Com a investigação, entenderam-se as minúcias pelas quais age e retroage a gordofobia e como esse preconceito, sentido na carne do convívio social, está diretamente relacionado com as representações que os media fazem das pessoas gordas e vice-versa, sendo impossível dissociar um do outro.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Mídia e imaginário, Complexidade, Corpo, Gordofobia, Autoetnografia
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto