O papel da empatia no Bios Cênicos: a potência da comunicação presencial
Documento
Informações
Título
O papel da empatia no Bios Cênicos: a potência da comunicação presencial
Autor(es)
Marinéia Paiva Barbosa
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
13/06/0222
Resumo
A presente pesquisa investiga a importância das práticas empáticas existentes na comunicação presencial no contexto da performance teatral, considerando a obra de Eugenio Barba, representante do Odin Teatret. O tema discutido é fator fundamental para a constituição da comunicação humana, primordialmente, nos processos miméticos que a constituem. O problema de pesquisa questiona: qual a importância das práticas empáticas no teatro de Eugenio Barba, considerando a dimensão da comunicação presencial da performance teatral? A palavra, por sua vez, é tão carregada de sentido quanto de poiesis e matéria carnal. O problema fundamental é que o teatro de Eugenio Barba não se limita nem somente ao texto, nem somente à encenação, pois ultrapassa essa dicotomia e considera o contexto social e cultural no qual ele se insere. O objetivo principal deste estudo é analisar o papel da empatia no bios cênico na comunicação presencial e como isso afeta a performance teatral. Derivados do objetivo geral, os objetivos secundários são: analisar a relação entre capacidade de estabelecer vínculos e o desenvolvimento da empatia na comunicação presencial e analisar de que forma as competências empáticas são fundamentais para o performer realizar as competências socioemocionais, cultivar novas aptidões cognitivas e acoplamentos sensoriais exigidas na performance teatral. Quanto à metodologia, ela é teórica bibliográfica qualitativa, mapeando os conceitos e interrelacionando-os acerca do tema, a relação entre empatia e comunicação presencial no teatro, considerado a partir do paradigma da complexidade. Utilizou-se o corpus da obra teatral de Eugenio Barba no período de 2017 a 2020. No primeiro capítulo, trabalhou-se os conceitos de Performance teatral e como ela é compreendida no Odin Teatret, fundado por Eugenio Barba. No segundo capítulo, verificou-se o Bios cênico como comunicação presencial e o papel da Empatia na comunicação presencial e investigação sob a ótica dos conceitos de imaginário e mediosfera (CONTRERA, 2010). O terceiro capítulo analisou o gesto em detrimento das palavras. O corpo como primeiro suporte de textos culturais e de processos comunicativos que possui historicidade e se interpenetra através de uma lógica recursiva. As referências teóricas utilizadas foram as contribuições de Paul Zumthor e Renato Cohen (2002), na compreensão do termo performance. O termo Imagem Midiática e O Imaginário como Vínculo é discutido por Baitello Jr. (2013, 2014) e Contrera (2017). O termo Mediosfera por Contrera (2017). Empatia, Emoção e Mimese são Odin Teatret e a Antropologia Teatral, através de Eugenio Barba (2009). Gunther Gebauer em Mimese como Cultura, nas Ciências Sociais (2004). A relação da mídia, sociedade, os campos estéticos, a arte e a média são pontuados por Morin (2000) e Sodré (2014). As relações entre comunicação e corpo a partir de Contrera (2003), Pross, Norval Baitello Jr. A conceituação do termo Cultura será tratada por Morin (1990), Imagem, Símbolo, Mito, Arquétipo e Imaginação a partir de Morin.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Performance Teatral; Empatia; Imaginário Cultural; Mimese; Vínculo; Comunicação presencial;
Publicado em
BARBOSA, M. P.; CONTRERA, M. S. (Orientadora). O papel da empatia no Bios Cênicos: a potência da comunicação presencial. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/101708/MARINEIA-PAIVA-BARBOSA.pdf
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto