O Jornal Nacional como Ator Político: A Desconstrução da Candidatura de Lula (PT) Nas Eleições Presidenciais de 2018
Anexos
Informações
Título
O Jornal Nacional como Ator Político: A Desconstrução da Candidatura de Lula (PT) Nas Eleições Presidenciais de 2018
Autor(es)
Fernando Albino Leme
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
26/06/2020
Resumo (EN)
The deconstruction of Lula's (PT) candidacy in the 2018 presidential elections is addressed in this research as a project led by Rede Globo, through the Jornal Nacional, to try to further damage Lula's image during the election. Television, as the most influential means of mass communication, and Jornal Nacional, as the most watched television news in the country, are emerging as important political actors today. Producing a social, cultural and political agenda that sometimes allies with certain power groups, Rede Globo has been present on the Brazilian political scene since its creation and, at times, has sought to intervene in important contexts of the country's history. Its main tool is the Jornal Nacional, which in 2018, acted through a well-prepared speech, and supported by specific communication strategies, to empty Lula's political capital (PT) during the election campaign, deconstructing his image as a candidate, until the definitive challenge of his candidacy. To confirm this hypothesis, a survey of 18 issues of Jornal Nacional was carried out, from August 15 to September 11, 2018, submitted to the Content Analysis process, which seeks through quantitative and qualitative analyzes, to map how Lula is portrayed in the news, and how this treatment can influence the viewer's perception.
Resumo
A desconstrução da candidatura de Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2018 é abordada na presente pesquisa como um projeto liderado pela Rede Globo, por meio do Jornal Nacional, para tentar prejudicar ainda mais a imagem de Lula durante o pleito. A televisão, como o meio de comunicação de massa mais influente, e o Jornal Nacional, como o telejornal de maior audiência no país, despontam como importantes atores políticos na atualidade. Produzindo uma agenda social, cultural e política que por vezes se alia a determinados grupos de poder, a Rede Globo marca presença no cenário político brasileiro desde a sua criação e, por vezes, buscou intervir em importantes contextos da história do país. Sua principal ferramenta é o Jornal Nacional, que em 2018, atuou por meio de um discurso bem elaborado, e apoiado por estratégias de comunicação específicas, para esvaziar o capital político de Lula (PT) durante a campanha eleitoral, desconstruindo sua imagem como candidato, até a impugnação definitiva de sua candidatura. Para confirmar essa hipótese, foi realizado o levantamento de 18 edições do Jornal Nacional, no período de 15 de agosto à 11 de setembro de 2018, submetidas ao processo de Análise de Conteúdo, que busca através de análises quantitativas e qualitativas, mapear como Lula é retratado nas reportagens, e como esse tratamento pode influenciar a percepção do telespectador.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Lula; Jornal Nacional; Eleições;
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto