O imaginário acerca do velho em um mundo que está envelhecendo: estereótipos da velhice no Portal UOL
Anexos
Informações
Título
O imaginário acerca do velho em um mundo que está envelhecendo: estereótipos da velhice no Portal UOL
Autor(es)
Heloisa Helena Ribeiro de Castro
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
12/06/2017
Resumo (EN)
A great part of the world population is aging. Nowadays, one out of nine people in the world is 60 years old or more. By 2050, this proportion should reach one out of five people. This brings us social, economic and cultural implications as well as behavioral changes that can’t be ignored. The problem we’re now facing is that, despite the importance of aging in the modern society, in the media environment, especially on the internet, the space destined to the process is linked to a stereotyped vision that empties reality, this process being called "erasing old age." The present thesis has brought the hypothesis that the portal UOL is distancing us, including the old ones, from the Brazilian reality experienced by a great part of the elderly in this country. Initially, we started an exploratory bibliographical research, through authors such as Muniz Sodré, Edgar Morin, MalenaContrera, NorvalBaitello Júnior, Jean Baudrillard, in order to understand how the media constructs meanings, exerting power through an excess of visibility, but aiming to exhaust and erase the classic standards of representation, and then create new models serving a market logic which is based on standardization. For the research, ninety articles were selected and they are about elderly age, old, aging, all of them inserted in the portal UOL and its redirects between 2013 and 2015. The documentary examination took place with the analysis of the content of the messages and it shows how the media constructs meanings under the auspices of neophilia. Facing this construction that turns the old into a mere thing, we warn that the constant exchange between the self, the other and their representations, bring out the human porosity in relation to the environment, creating pressures on aging.
Resumo
Estamos envelhecendo rapidamente. Hoje, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, em 2050 essa proporção deverá ser de uma em cada cinco pessoas. Isso nos traz implicações sociais, econômicas, culturais, além de mudanças comportamentais que não podem ser ignoradas. O problema que se apresenta atualmente é que, a despeito da importância do envelhecimento na sociedade atual, no ambiente midiático, especialmente na internet, o espaço destinado ao processo se vincula a uma visão estereotipada que esvazia a realidade e que aqui denominamos “apagamento da velhice”. A presente tese trouxe a hipótese que o portal UOL está nos distanciando, e aos velhos também, de uma realidade nacional vivenciada por grande parte da população idosa do país. Efetivamos, inicialmente, uma pesquisa exploratória bibliográfica para, por meio de autores como Muniz Sodré, Edgar Morin, Malena Contrera, Norval Baitello Júnior, Jean Baudrillard, percebermos como a mídia constrói significados, exercendo poder mediante o excesso de visibilidade, mas com o intuito de esgotar, de apagar modelos clássicos de representação e criar novos modelos que servirão a uma lógica de mercado que tem como fundamento a padronização. Para o corpus da pesquisa foram selecionadas noventa matérias que versam sobre velhice, velho, envelhecimento, inseridas no Portal UOL, e seus redirecionamentos, entre 2013 e 2015. O exame documental se deu com a análise de conteúdo das mensagens, mostrando que a mídia constrói significados sob os auspícios da neofilia. Diante dessa construção que “coisifica” o velho, alertamos que a troca constante entre o eu, o outro e suas representações, evidenciam a porosidade humana em relação ao meio ambiente, criando pressões sobre o envelhecimento.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Velho, Envelhecimento, Mídia Eletrônica, Representação Midiática, Imaginário
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto