O Discurso de Bolsonaro entre o Futebol e Política: Um Olhar Sociossemiótico
Anexos
Informações
Título
O Discurso de Bolsonaro entre o Futebol e Política: Um Olhar Sociossemiótico
Autor(es)
Felipe Vidal Lourenço
Orientador(es)
Paolo Demuru
Data de Defesa
02/03/2020
Resumo (EN)
This paper aims to analyze the impact of football in the political scenario of the 38th President of Brazil, Mr. Jair Messias Bolsonaro, both in verbal and visual approaches. To this end, we insulated a corpus composed of the usage of football club and national team jerseys during his political campaign in 2017, until early 2019, when he officially took the post, as well as such practice generated support from other sports personalities. In order to demonstrate the links between them, some items will be analyzed: thirteen soccer team shirts on the whole, being ten from Brazilian teams, one from a Portuguese’s, and two others from national teams, posted as a photo or video on the official platforms of President Bolsonaro, in channels like Youtube, Facebook, Instagram and Twitter. Thus, the theory of A. J. Greimas (1984) will be held as a base, which corresponds to plastic and figurative semiotics in the frameworks linked by social networks, as well as Eric Landowski (2014), which aims at the regimes of meaning and interaction, focusing on adjustment, molded to the esthesia and aesthetic competence that will be generated. In order to support esthesia, vagueness, national symbols and body, the theories of Paolo Demuru (2018) and Yvana Fechine (2002) will be adopted. In the case of the construction of the addresser and addressee, Luiz Tatit (2010) will be put to work, theory in which he focuses on the transcendent addresser. The hypothesis to be proven lies in the confirmation that, from the use of football jerseys, Bolsonaro tried to be present and a member of all related groups, bringing closer athletes and Jair Bolsonaro speeches.
Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar o papel do futebol no discurso político do 38º Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, tanto no âmbito verbal como imagético. Para tanto, recortamos um corpus composto da utilização das camisas de agremiações do futebol nacional e de seleções utilizadas durante sua campanha política em 2017, até seu primeiro ano de mandato, em 2019, bem como o apoio que seu uso gerou em personalidades do esporte. A fim de demonstrar os elos entre esses fatores, serão analisadas: treze camisas de times de futebol, sendo dez de equipes brasileiras, uma de um time de Portugal e duas seleções mundiais, postadas como foto ou vídeo nas plataformas oficiais do atual presidente Bolsonaro, em canais como Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. Para isso, será utilizada a teoria de A. J. Greimas (1984), a qual corresponde à semiótica plástica e figurativa nos enquadramentos vinculados pelas redes sociais, e também o autor Eric Landowski (2014), cuja teoria que objetiva os regimes de sentido e interação, com enfoque no ajustamento e moldada para a estesia e competência estésica que serão geradas. Com o intuito de corroborar com estesia, vagueza, símbolos nacionais e corpo, utilizando-se as teorias de Paolo Demuru (2018) e Yvana Fechine (2002). Tratando-se da construção do destinador e destinatário, será utilizado Luiz Tatit (2010), que foca no destinador transcendente. A hipótese a ser comprovada reside na constatação de que, a partir da utilização das camisas de times de futebol, Bolsonaro tentou ser presente e integrante de todos os grupos e torcidas de tais agremiações, fazendo com que os discursos dos atletas do futebol e de Jair Bolsonaro se fundissem.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Bolsonaro; Futebol; Símbolos; Estesia; Semiótica;
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Semiopol - Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto