O Curta-Metragem e as Discussões sobre Memória em Baba 105 (2013)
Anexos
Informações
Título
O Curta-Metragem e as Discussões sobre Memória em Baba 105 (2013)
Autor(es)
Herman Tacasey
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
23/06/2020
Resumo (EN)
In the short film “BABA 105”, an off voice narrates the character's biography, associating her with feelings of belonging, acceptance and longing. The figure that the memory tries to recompose is, however, unknown and depends on a memory, often from others, to take shape. In this work, through the reading of sounds and images, we present an analysis in which the collective memory (Halbwachs, 1950) is activated in the editing of the short, with provocations by the director at different points of reference that structure and resignify our memory, nor always documented. However, the consistency presented in the facts, the language and the soundtrack recreate a story and, because it belongs to the affective and magical environment, it feeds on collective memories, not necessarily individual ones. We also rely on the concept of truth, elaborated by Sarlo (2007), as an icon of contemporaneity and as a social construction. Benjamin's (1985; 1986; 1994) conceptions about the rescue of the narrator are also used, which becomes a key to oppose the domain of technology, replacing the experience of men. The short is an example of how an object can become biographical, update the past and create bonds of intimacy between the characters in the film and the viewers. Bosi's concepts (2004), which explore the field of personal experience with everyday events, are also used. We analyzed the photographic image through the comprehension of Flusser (2002), who deal with photography as a model of current customs and as an instrument for orienting man, and timeless family photography in the studies of Garat (1994) and Bucci (2008). With approaches by Iazzetta (2009), we discuss what is music and technological mediation and, from the notions presented by Chion (1994), we show the relationship between sound and image. We use analysis models proposed by Aumont and Marie (1988), which seek to analyze questions related to film analysis.
Resumo
No curta-metragem, BABA 105, uma voz em off narra a biografia da personagem, associando-a a sentimentos de pertencimento, de acolhimento e de saudades. A figura que a recordação tenta recompor é, no entanto, desconhecida e depende de uma memória muitas vezes alheia para ganhar corpo. Neste trabalho, por meio de uma leitura dos sons e imagem, apresentaremos uma análise em que a memória coletiva (Halbwachs, 1950) é ativada na montagem do curta, com provocações do diretor em diferentes pontos de referências que estruturam e ressignificam nossa memória, nem sempre documentada. No entanto, a coerência apresentada nos fatos, na linguagem, na trilha sonora, recria uma história e, por ela ser do ambiente do afetivo e mágico, se alimenta de lembranças coletivas, não necessariamente individuais. Nos apoiamos, ainda, no conceito de verdade como ícone da contemporaneidade e como uma construção social, de Beatriz Sarlo (2007). Também são utilizadas as concepções de Walter Benjamin (1986) sobre o resgate do narrador que se torna uma chave para se contrapor ao domínio da tecnologia, substituindo a experiência dos homens. O curta é um exemplo de como um objeto pode se tornar biográfico, atualizar o passado e criar laços de intimidade entre os personagens do filme e os espectadores. Conceitos de Eclea Bosi (2004), em seu livro: “O tempo vivo da memória”, que explora o campo de experiência pessoal com os eventos do dia-a-dia são utilizados. Analisaremos a imagem fotográfica através de conceitos de Vilém Flusser (2002), que trata da fotografia como modelador dos costumes atuais e como instrumento de orientação do homem, e da fotografia familiar atemporal nos estudos de Anne-Marie Garat (1994) e de Eugênio Bucci (2008). Com conceitos de Iazzetta (2009), discorreremos sobre o que é música e a mediação tecnológica, e a partir de conceitos de Michel Chion (1994), mostraremos as relações entre som e imagem. Também utilizaremos modelos de análise propostos por Jacques Aumont e Michel Marie (1988), que buscam esmiuçar questões referentes às análises fílmicas.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Memória; Cinema; Fotografia;
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativas da Memória: Representações, Identidades e Culturas
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto