O consumo de arte e cultura por adolescentes privados de liberdade na Fundação Casa
Documento
Informações
Título
O consumo de arte e cultura por adolescentes privados de liberdade na Fundação Casa
Título (EN)
Consumprion of art and culture by adolescents private people at Fundação CASA-SP
Autor(es)
José Antonio de Oliveira
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
24/02/2022
Resumo (EN)
This dissertation aims to investigate the consumption and access of artistic and cultural goods by adolescents deprived of their liberty in compliance with a socio-educational measure of internment at Fundação CASA-SP. The work presented here focuses on investigating a group of adolescents aged between 12 and 18 years, exceptionally up to 21 years of age, who present themselves in a social context with possible stigmatization marks, labeled as poor, peripheral, violent, “thieves and”, hence, “unrecoverable”. The investigation took place in two empirical stages: evaluation of questionnaires that form the Fundação CASA database (secondary data) and in-depth interviews with 15 adolescents (primary data). The theoretical framework of the research permeates the concepts of culture and socialization (GIDDENS, 2010), habitus and taste as factors of social distinction (BOURDIEU, 2007), cultural consumption (CANCLINI, 1999), cultural diversity and public policies (BRANT, 2005), youth consumption practices (ROCHA, 2007), and pop and media culture (JANOTTI JUNIOR, 2005, PEREIRA DE SÁ, 2019). Adolescents under the tutelage of the State present different vulnerabilities, such as social and family relationships with weakened affective bonds and possible scarcity and exclusion of access to material, artistic and cultural capital. They are, therefore, a part of society that is hyposufficient in its various demands and needs for inclusion, thus feeding the robust base of the pyramid of social inequality, with its precarious income distribution. On the other hand, it is possible to observe a group of young people in growth and development with potential for consumption and production of artistic and cultural goods, both within the
institution, where they are tutored, and outside it, in their housing communities.
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar o consumo e acesso de bens artísticos e culturais por adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA-SP. O trabalho aqui apresentado se debruça a investigar um grupo de adolescentes na faixa etária entre 12 e 18 anos, excepcionalmente até os 21 anos de idade que se apresentam em contexto social com possíveis marcas de estigmatização, rotulados como pobres, periféricos, violentos, “bandidos”, logo, “irrecuperáveis”. A investigação se deu em duas etapas empíricas: avaliação de questionários que formam a base de dados da Fundação CASA (dados secundários) e entrevista em profundidade com 15 adolescentes (dados primários). O referencial teórico da pesquisa perpassa os conceitos de cultura e socialização (GIDDENS, 2010), habitus e gosto como fatores de distinção social (BOURDIEU, 2007), consumo cultural (CANCLINI, 1999), diversidade cultural e políticas públicas (BRANT, 2005), práticas de consumo juvenis (ROCHA, 2007), e cultura pop e midiática (JANOTTI JUNIOR, 2005, PEREIRA DE SÁ, 2019). Os adolescentes sob tutela do Estado apresentam vulnerabilidades diversas, como relações sociais e familiares de vínculos afetivos fragilizados e possível escassez e exclusão de acesso ao capital material, artístico e cultural. Configuram-se, portanto, como parcela da sociedade hipossuficiente nas suas diversas demandas e necessidades de inclusão, alimentando, assim, a base robusta da pirâmide de desigualdade social, com sua precária distribuição de renda. Por outro lado, é possível observar um grupo de jovens em crescimento e desenvolvimento com potencial de consumo e produção de bens artísticos e culturais, tanto dentro da instituição, em que se encontram tutelados, quanto fora dela, nas suas comunidades de habitação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Adolescentes. Cultura. Fundação CASA. Consumo.
Publicado em
OLIVEIRA, J. A. de; ALVES, C. G. (Orientadora). O consumo de arte e cultura por adolescentes privados de liberdade na Fundação Casa. 2022. dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de pesquisa em análise de produtos audiovisuais. Urbesom-grupo de pesquisa em culturas urbanas, música e comunicação.
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto