O Aleph de uma imagem documental
Anexos
Informações
Título
O Aleph de uma imagem documental
Autor(es)
Elisandro Aparecido Ascari
Orientador(es)
Juan Guillermo Droguett
Data de Defesa
27/09/2007
Resumo (EN)
"The Aleph of a documentary image" is the heading of this speech, which objective is try to show how images constitute the raw material of the documentary universe. lt works the movement and three instances of the image production: camera devices, framing plans and assemblies, all of them usually to documentary creative process. As support, the speech use the documentary movie "Nós que aqui estamos por vós esperamos" (1999) of Marcelo Masagão, to show how the established analogy with Aleph applies to the creating process, trying to represent the time, space of the modem time, configuring a big allegory of what was the XX century: a representative contemporarily. The problem boarded goes of the principle that the cultural imaginary, showed on the scenes of Marcelo's documentary wants to join the aspects historic, of the period in question, with the own images of the documentary and the effects that such fusion can make in the receiver and identify transformations that modernity brought as new, in terms of behavior and subjectivities ways. The main contribution of this work, which justifies the elaboration of this speech, is the use of the poetic image of Aleph de Jorge Luis Borges, and the abductive method of Charles Sanders Peirce in a reading of that can be a communicative intention of the documentary sort. The formulated hypothesis show the abductive stamp of the documentations who, convinced by his own discovery, tries to integrate you inductive production creating a cultural product able to interpret a latent need of information and a discussion about the facts that marked time. The methodological proceeding carne from a search about Peirce's theories to apply them to the documentary production in three axles: camera, plan and mounting. Stand out the particularity of the documentary "Nós que aqui estamos por vós esperamos" and analysis some scenes that has a declaring character about the representative occidental cultural imaginary The theory base is from Charles Sanders Peirce in reference of the abdutive method - scientific base of institution, of discovery and what Aleph represents. Been in use the works of Régis Debray - "Vida e morte da imagem" (1992) - and Jacques Aumont - "A estética do filme" (1995) - as well as other authors from cinematographic documentary and the basic question of cultural imaginary. Finally, the speech tries to make clear receptivity of a instructed public about the events in the documentary "Nós que aqui estamos por vós esperamos", to bring information for the information m the comunication process.
Resumo
O Aleph de uma imagem documental é o título desta dissertação que tem como principal objetivo tentar demonstrar como a imagem constitui a matéria-prima do universo documentário. Para tanto, são estudados o movimento e as três instâncias da produção da imagem: dispositivo da câmera, enquadramento dos planos e a montagem, todas atreladas aos processos criativos do documentário. Usa-se também, como suporte, o filme documental Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999) de Marcelo Masagão, para mostrar como a analogia estabelecida com o Aleph aplica-se ao processo de criação, na tentativa de representar o tempo e o espaço da época moderna, configurando uma grande alegoria do que foi o século XX: uma prefiguração da contemporaneidade. O problema abordado parte do princípio de que o imaginário cultural, referido nas cenas propostas do documentário de Marcelo Masagão, possui o intuito de: (a) fusionar os aspectos históricos do período em questão com as imagens do próprio documentário e com os efeitos que tal fusão pode provocar no receptor; (b) identificar as transformações que a modernidade trouxe como novidade em termos de comportamento e modos de subjetivação. A principal contribuição deste trabalho, que justifica a elaboração desta dissertação, é o uso metafórico da imagem literária do Aleph, de Jorge Luis Borges, e o método abdutivo, de Charles Sanders Peirce, em uma leitura do que pode ser a intenção comunicativa do gênero documentário. A hipótese formulada referencia o caráter abdutivo do documentarista que, “persuadido” por suas próprias descobertas, procura integrar sua produção indutiva criando um produto cultural capaz de interpretar uma necessidade latente de informação e de crítica sobre os “fatos” que marcaram a época. Os procedimentos metodológicos empregados partem de uma pesquisa bibliográfica a respeito das teorias peircianas, para aplicá-las à produção documentária nos três eixos: câmera, plano e montagem. A dissertação salienta a decupagem pormenorizada do documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos e analisa algumas cenas que possuem caráter enunciativo a respeito do imaginário cultural ocidental representado. A fundamentação teórica que serve como base ao projeto é de Charles Sanders Peirce no que se refere ao método abdutivo – fundamento científico da intuição, da descoberta e daquilo que o Aleph representa como metáfora. Vale-se, também, das obras de Régis Debray, Vida e morte da imagem (1992), e de Jacques Aumont, A estética do filme (1995), assim como de outros autores ligados à produção cinematográfica documental e às questões fundamentais do imaginário cultural. Enfim, a dissertação tenta evidenciar a receptividade de um público “instruído” sobre os acontecimentos tratados no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos, para, fundamentalmente, informar o receptor sobre o conteúdo do documentário e despertar seu espírito crítico no processo de comunicação por ele estabelecido.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Cinema, Cultura de Massa
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto