Narrativas Midiáticas em Grupos Reflexivos de Gênero – Estudo de Caso do Grupo MEMOH
Anexos
Informações
Título
Narrativas Midiáticas em Grupos Reflexivos de Gênero - Estudo de Caso do Grupo MEMOH
Autor(es)
Maria Aparecida Ladeira da Cunha
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
30/09/2024
Resumo
A presente pesquisa tem como tema as novas narrativas midiáticas em grupos reflexivos de gênero, no processo de ressignificação das masculinidades contemporâneas, tendo como corpus de análise as ações realizadas pelo Grupo MEMOH, um ecossistema de educação e conteúdo que oferece a homens a possibilidade de refletirem, em conjunto, sobre seu comportamento por meio de grupos reflexivos, produção de conteúdo e serviços de consultoria voltados para o ambiente corporativo. O recorte escolhido para a presente pesquisa são os conteúdos on-line produzidos e veiculados pelo MEMOH, publicados em suas redes sociais digitais, durante o ano de 2023. O grupo reflexivo de gênero MEMOH tem como propósito a promoção da equidade de gênero e o incentivo ao homem a refletir sobre seu modo de agir consigo, com o outro e com a sociedade. A pesquisa busca responder à questão central: como o Grupo Reflexivo MEMOH atua na proposição da ressignificação das masculinidades por meio de novas narrativas midiáticas e de seus canais digitais de comunicação? O objetivo principal da pesquisa visa investigar como o Grupo Reflexivo de Gênero MEMOH atua na ressignificação das masculinidades, analisando conteúdos específicos relacionadas às masculinidades, com foco nos novos sentidos construídos, que vão se contrapor ao patriarcado e à misoginia. A hipótese central sugere que a comunicação dentro de grupos de apoio, quando alinhada às novas formas e conteúdo das narrativas midiáticas contemporâneas, desempenha um papel crucial na desconstrução dos estereótipos associados à masculinidade hegemônica. Essa comunicação, ao incorporar e promover uma maior diversidade de representações, contribui para a ampliação das perspectivas sobre as identidades masculinas, abordando questões relevantes relacionadas ao gênero e à interseccionalidade. Além disso, a hipótese enfatiza que a exposição a representações midiáticas variadas, que englobam pautas atuais de grande relevância, está positivamente correlacionada com uma maior flexibilidade na construção das identidades masculinas. A pesquisa é de base fenomenológica e a metodologia é estudo de caso, por meio de observação e coleta de dados na internet, e revisão bibliográfica. A partir do cruzamento de vários olhares teóricos a respeito de comunicação e narrativas (Baitello Jr., 2005,1999), imaginário midiático ou mediosfera (Contrera, 2013, 2010, 2000), gênero (Butler, 1990; Scott, 1990), interseccionalidade (Akotirene, 2019; Vigoya, 2018) e masculinidades contemporâneas (Connell, 2013, 1995; Jablonka, 2021), pretende-se analisar as narrativas midiáticas presentes nos meios de comunicação digitais como ferramentas para a construção das novas masculinidades.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Narrativas midiáticas; Mediosfera; Masculinidades; Grupos reflexivos de gênero; MEMOH.
Publicado em
CUNHA, M. A. L. da; CONTRERA, M. S. (Orientadora). Narrativas Midiáticas em Grupos Reflexivos de Gênero - Estudo de Caso do Grupo MEMOH. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto