Mídia Exterior: o painel eletrônico no espaço urbano da cidade de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Mídia Exterior: o painel eletrônico no espaço urbano da cidade de São Paulo
Autor(es)
Ana Paula Cesar Vaz Guimarães Nogueira
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
12/03/2006
Resumo (EN)
The objective of this research is the study of the media electronic panei and of its increasing importance in the urban space, having as background the exterior media and the growth of São Paulo city. The demographic concentration in the cities stimulates the externai media exploration increase and modifies definitively the urban landscape. The advent of the electronic technology evolution and its application into the medias permits that big cities are invaded by electronic media supports. Amongst them, we detach the electronic panei, very recent exterior media in the urban context, which quickly integrates itself into the movement and fort rhythm of the city. The images emanated of it form the landscape of the cities and its flow seems to speed up the time and the space around its. The elaborated images are to be seen, as much in the slowness of the traffic jump, how much as in the speed of the running cars and the fast walk of the pedestrians who walk in the streets and avenues. lt is still intended to verify how its messages are constructed, which influences it receives from other medias, as the billboard, the television and its product, the video clip. The messages elaborated for this exterior media had been analyzed, as well as its schedule of programming and its definition as media to serve the advertising and the public utility. The hypothesis that this work considers to prove is that, although the influence of other medias on the conception of the electronic panei, it has own characteristics, that distinguish it from the medias that had influenced its birth. The study directs the analysis for the electronic panei as media with specific characteristics in the urban context, which presents great visibility and dynamics of movement, forms and colors, that's finish to make it an urban reference in São Paulo city.
Due to lack references on this specific exterior media, its necessary to initiate the research by means of a exploratory research, aiming at solid base of information and contents for, from this, to establish its crossing with study reference on other medias. Because of this study is about a current subject, in constant mutation, substances published in medias are used, about the subject in question.
Resumo
O objeto desta pesquisa é, no âmbito da análise da mídia exterior, o estudo do meio de comunicação painel eletrônico e os respectivos processos de recepção, estabelecendo como sujeito-receptor o público pertencente ao contexto urbano. A concentração demográfica nas cidades incentiva o aumento da exploração da mídia externa e altera definitivamente a paisagem urbana e a percepção humana.
O advento da evolução da tecnologia eletrônica e sua aplicação às mídias fazem com que as grandes cidades sejam invadidas por meios e suportes midiáticos eletrônicos. Dentre eles, destacamos o painel eletrônico, mídia exterior muito recente no contexto urbano, que se integra rapidamente ao movimento e forte ritmo da cidade. As imagens emanadas dele formam a paisagem das cidades e seu fluxo parece acelerar o tempo e o espaço ao seu redor. São imagens elaboradas para serem vistas, tanto na lentidão dos engarrafamentos de veículos, quanto na velocidade dos carros em movimento e no passo apressado dos pedestres que caminham pelas ruas e avenidas. Pretende-se assim verificar, por um lado, como são construídas suas mensagens, quais influências recebem de outros meios de comunicação, como o outdoor, a televisão e seu produto midiático, o videoclipe e, por outro lado, as mudanças nos processos receptivos. A hipótese que este trabalho se propõe a comprovar é que, apesar da influência de outras mídias sobre a concepção do painel eletrônico, o mesmo possui características próprias, que o distingue das mídias que influenciaram seu nascimento. A abordagem direciona a análise para o painel eletrônico como meio com características únicas no contexto urbano, que apresenta grande visibilidade e dinâmica de movimento, forma e cores, modificando os processos receptivos do público em foco. Devido à falta de referências bibliográficas sobre esta mídia exterior específica, faz-se necessário iniciar a pesquisa por meio de um estudo exploratório, visando base sólida de informações e conteúdos para, a partir desta, estabelecer seu cruzamento com obras de referência sobre outras mídias. Por este estudo tratar-se de tema atual, em constante mutação, são utilizadas matérias publicadas em meios de comunicação, sobre o tema em questão. A dissertação está organizada em 3 capítulos. No primeiro capítulo, analisamos as relações entre as mudanças sócio-econômicas refletidas no espaço urbano e o aparecimento e aprimoramento da mídia exterior, propondo uma reflexão do processo histórico. No segundo capítulo, centramos a atenção na análise do meio painel eletrônico, buscando reconstituir as influências sofridas por outras mídias, entre elas o outdoor e a TV, na confecção de uma linguagem específica. Por fim, refletimos sobre as especificidades da linguagem constituída no painel eletrônico e os reflexos no processo de recepção do público urbano.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mídia exterior, Espaço urbano, Painel eletrônico, Outdoor
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto