Meu nome é Bond. James Bond. Criação musical, paisagens sonoras e midiáticas da cinquentenária saga do agente secreto 007
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Informações
Título
Meu nome é Bond. James Bond. Criação musical, paisagens sonoras e midiáticas da cinquentenária saga do agente secreto 007
Autor(es)
Paulo Henrique de Oliveira Lopes
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
18/06/2019
Resumo (EN)
This thesis aims to explore the soundtrack of the films of the James Bond - 007 franchise under the theories that support the function of music in the cinema. The research methodology is based on the survey made on this filmography, selecting six products that highlight the protagonism of the secret agent. The most significant procedure is the selection of categories for the analysis of the films: enunciative mark, theme song, leitmotiv and open continuity. Applied to the narrative context, these categories resulted in the construction of tables that consequently led to the result of the analysis. The problematization lies in the validity of the franchise in the scope of the majors' production, both of soundtrack and narrativity. Thus, the hypothesis points to the loss of franchise identity in the soundscapes at the expense of the ideological argument of the contexts and gadgets of the Cold War. Among the theoretical references, Repetto helps to understand when music enters the scene, the technological concept of audiovision created by Michel Chion and refined by the franchise in his attempt to tune the world with Murray Shafer. In this way, the structure of this study is configured from a first chapter that focuses the interface of literary and cinematographic production. The second deals with music in film, partnerships, composers and majors. The third refers to the structure of the films. The fourth contains the corpus of the selected filmography and the fifth analyzes and interprets the main results of the research.
Resumo
Esta tese tem como objetivo explorar a trilha sonora dos filmes da franquia James Bond – 007 sob as teorias que sustentam a função de música no cinema. A metodologia de pesquisa parte do levantamento feito acerca dessa filmografia, selecionando seis produtos que salientam o protagonismo do agente secreto. O procedimento mais significativo constitui a seleção das categorias para a análise dos filmes: marca enunciativa, canção-tema, leitmotiv e continuidade aberta. Aplicadas ao contexto narrativo, essas categorias resultaram na construção de tabelas que consequentemente levaram ao resultado da análise. A problematização reside na vigência da franquia no escopo da produção dos majors, tanto da trilha sonora quanto da narratividade. Assim, a hipótese assinala a perda de identidade da franquia nas paisagens sonoras em detrimento do argumento ideológico dos antecedentes contextuais e gadgets da Guerra Fria. Entre os referenciais teóricos, Repetto ajuda a entender quando a música entra em cena, o conceito tecnológico da audiovisão criado por Michel Chion e depurado pela franquia na sua tentativa de afinar o mundo com Murray Shafer. Desse modo, a estrutura desse estudo configura-se a partir de um primeiro capítulo que foca a interface da produção literária e cinematográfica. O segundo trata da música no cinema, parcerias, compositores e majors. O terceiro refere-se à estrutura dos filmes. O quarto contém o corpus da filmografia selecionada e o quinto analisa e interpreta os principais resultados da pesquisa.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Franquia 007, Marca Enunciativa, Canção-Tema, Leitmotiv, Continuidade Aberta
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto