Megaeventos “Made in Bra$il”: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 na sociedade do espetáculo
Anexos
Informações
Título
Megaeventos "Made in Bra$il": a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 na sociedade do espetáculo
Autor(es)
Elizabeth de Menezes Rocha
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
22/08/2016
Resumo (EN)
The Megaevents are extremely profitable for many of the actors involved in this business. From it numerous opportunities for studies arise in the field of culture, economy, politics, social, sports in a globalized world where consumption patterns dictate a new order including the Communication. Within this broad and complex context, the aim of this thesis is to demonstrate how is given the appropriaton of the business in the society of the spectacle with the production of meaning and significance of communication by Organizers, Sponsors, Governments. For this, was covered the thinking of Globalization phenomenon in the society of the spectacle and its impact on Communication and the analysis of advertising campaigns, films, symbols of World Cup 2014 and with the Olympics 2016 events that somehow helps to construct the headquarters country's image. Based on the theoretical authors who have subsidized cultural studies including Milton Santos, Zygmunt Bauman, Guy Debord and Stuart Hall to characterize globalization, society of spectacle, identity and even Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch, Jacques Fontanille to articulate communication and syncretic languages
Resumo
Os megaeventos são extremamente rentáveis para os vários atores envolvidos no negócio. A partir deles, inúmeras possibilidades de estudos surgem no campo da cultura, economia, política, social, esportivo em um mundo globalizado em que os padrões de consumo ditam uma nova ordem, inclusive na Comunicação. Dentro desse contexto amplo e complexo, o objetivo desta tese é demonstrar como se dão a apropriação do negócio na sociedade do espetáculo, as representações de produção de sentido e a significação da Comunicação por parte de organizadores, patrocinadores, governos. Para isso, o caminho percorrido foi a reflexão do fenômeno da Globalização na sociedade do espetáculo e seu impacto na Comunicação, com a análise de peças publicitárias, filmes, símbolos dos eventos ‘Copa do Mundo 2014’ e ‘Olimpíadas 2016’ que, de alguma maneira, auxiliam na construção da imagem do país sede dos eventos espetáculos. Recorreu-se ao referencial teórico de autores que têm subsidiado o campo dos Estudos Culturais, dentre eles Milton Santos, Zygmunt Bauman, Guy Debord, Stuart Hall para caracterizar globalização, sociedade do espetáculo, identidade e ainda Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch, Jacques Fontanille para articular a comunicação e as linguagens sincréticas.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016, Megaeventos, Globalização, Sociedade do Espetáculo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto