Mais do que o uso da cultura como recurso: identidades, redes de comunicação urbana e economias criativas em espaços culturais do Bixiga
Documento
Informações
Título
Mais do que o uso da cultura como recurso: identidades, redes de comunicação urbana e economias criativas em espaços culturais do Bixiga
Título (EN)
More than the use of culture as a resource: identities, urban communication networks, and creative economies in cultural spaces of Bixiga.
Autor(es)
Milena Santana Signor Avelar
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
22/08/2025
Resumo (EN)
This thesis investigates the use of culture as a resource in creative‐economy practices within the Bixiga territory of São Paulo, SP. Situated in the central region of Brazil’s largest metropolis, Bixiga is an object of interdisciplinary interest and makes a significant contribution to urban communication studies. It is in this locale that the two research subjects comprising the corpus of this study are situated. Drawing on cartographic and ethnographic inspirations, we followed the selected subjects both in person and on digital platforms, analyzing their interactions, connections, and practices, which—beyond generating financial value—also yield cultural and symbolic value. We seek to understand how the identity concerns of the analyzed subjects, Sol Y Sombra and Centro Cultural Afrika (now Piuss Bar), not only clarify notions of interculturality and identity but also articulate and engage with the concept of culture as a resource through creative practices that generate alternative forms of value.
Resumo
Esta tese investiga o uso da cultura como recurso em práticas de economia criativa no território do Bixiga, São Paulo/SP. Localizado na região central da maior capital do país, o Bixiga constitui objeto de interesse interdisciplinar e contribui significativamente para os estudos sobre comunicação urbana. É neste espaço onde se localizam os sujeitos de pesquisa que compõem o corpus deste estudo. Com base em uma metodologia de inspiração cartográfica e etnográfica, acompanhamos, presencialmente e nas plataformas digitais, os sujeitos de pesquisa delimitados, analisando suas interações, conexões e práticas que além da geração de valor financeiro, também geram valores culturais e simbólicos. Buscamos compreender como as questões identitárias dos sujeitos analisados, Sol Y Sombra e Centro Cultural Afrika (atualmente Piuss Bar), além de clarificarem as noções sobre interculturalidade e identidades; articulam e dialogam com as noções do uso da cultura como recurso, através da prática criativa e de uma outra forma de geração de valores.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Bixiga; cultura como recurso; economia criativa, comunicação urbana.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto