MADAME BOVARY: OS DES-CAMINHOS DA EDUCAÇÃO SENTIMENTAL FEMININA EM FLAUBERT, RENOIR, MINNELLI E CHABROL
Anexos
Informações
Título
MADAME BOVARY: OS DES-CAMINHOS DA EDUCAÇÃO SENTIMENTAL FEMININA EM FLAUBERT, RENOIR, MINNELLI E CHABROL
Autor(es)
João Carlos de Campos Leme
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
27/09/2007
Resumo
A presente dissertação busca realizar a análise de aspectos da formação do personagem feminino de Emma Bovary em três adaptações cinematográficas realizadas por Jean Renoir em 1.934, Vincente Minnelli em 1.948 e Claude Chabrol em 1.991 – todas versões de uma mesma obra da literatura francesa, mundialmente conhecida: Madame Bovary − de Gustave Flaubert. Inicialmente o autor e sua obra são contextualizados em sua época histórica e significação dentro do campo das artes, através de instrumental teórico da Comunicação e conceitos da Semiótica e Sociologia. Neste estudo, explicitam-se aspectos, previamente escolhidos, do imaginário feminino presentes em diferentes papéis atuacionais da personagem principal do romance, nas diferentes produções cinematográficas apontadas. A seguir, a partir das teorias citadas, são analisados os elementos das estruturas narrativas e discursivas da obra literária, assim como das adaptações cinematográficas. Tal procedimento permitiu a comparação das mesmas, possibilitando o embasamento necessário para as conclusões sobre os principais componentes que estiveram em jogo no cenário artístico e estético para a formação da personagem Emma Bovary, nos diferentes períodos em que ocorreram as transmutações cinematográficas, detectando-se as transformações e permanências dos elementos literários analisados.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Madame Bovary, Flaubert, Adaptações, Literatura, Cinema
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto