Luzes e sombras da noite: os olhares pictóricos e cinematográficos de Edward Hopper, Vittorio Storaro e Henri Alekan
Anexos
Informações
Título
Luzes e sombras da noite: os olhares pictóricos e cinematográficos de Edward Hopper, Vittorio Storaro e Henri Alekan
Autor(es)
Marco Romiti
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
05/09/2017
Resumo (EN)
My area of professional interest and work practice is cinema; and, more precisely, the cinematography. This present research, in the first stage, raises questions about the intermidiality between painting, photography and cinema. The reflection on the environments that populate my cinematographic imaginary - paintings, science, narrative and the luminous energy of the film show itself - led me to elaborate the question of my research: how to construct the visual representation of nocturnal scenes through the use of Language in audiovisual productions? Following the previous considerations, this study, in a second stage, deals with the look of the artist Edward Hopper – an American painter of the twentieth century, considered the “painter of solitude“ – on the night. The vision and representation at night in his works. The drawing of lights and shadows, the performance of his pictorial imagery in function of the atmosphere and the nocturnal scenarios. In contrast to Hopper, the vision of two directors of photography, the Italian Vittorio Storaro and the French Henri Alekan, is analyzed under the same scenario of the dramatization and staging of the night. The two professionals of the cinematographic image expose their interpretive mode, combining technique, creativity and expression, on the reproduction and representation of the nocturnal scenes. Through the evaluation of the works and ideas of these three artists, these pages lead us to the understanding that audiovisual images of nocturnal scenes are constructed, not in order to recreate the actual “physical“ situation of these scenes. Rather a combination of codes inherited from other visual languages, such as engraving and painting, in combination with a visual syntax approach that draws on knowledge of the physiology and perceptual mechanisms of the human visual apparatus.
Resumo
Minha área de interesse e trabalho é o cinema, mais precisamente, a fotografia cinematográfica. Esta investigação, em uma primeira etapa, levanta questões sobre a relação intermidiática entre pintura, fotografia e cinema. A reflexão sobre os ambientes que povoam meu imaginário cinematográfico – as pinturas, a ciência, a narrativa e a própria energia luminosa do espetáculo fílmico – me levou a elaborar a questão de minha pesquisa: “Como se constrói a representação visual das cenas noturnas pelo uso da linguagem fotográfica, nas produções audiovisuais?”. Seguindo as considerações anteriores, este trabalho, em uma segunda etapa, trata do olhar do artista Edward Hopper – pintor americano do século XX, considerado o “pintor da solidão” – sobre a noite. A visão e representação na noite em suas obras. O desenho das luzes e das sombras, a atuação de seu imaginário pictórico em função da atmosfera e dos cenários noturnos. Em contrapartida a Hopper, passa-se a analisar, sob a mesma conjuntura da dramatização e encenação da noite, a visão de dois diretores de fotografia: o italiano Vittorio Storaro e o francês Henri Alekan. Os dois profissionais da imagem cinematográfica expõem seu modo interpretativo, aliando técnica, criatividade e expressão na reprodução e representatividade das cenas noturnas. Por meio da avaliação das obras e das ideias dos três artistas mencionados, este estudo nos leva ao entendimento de que imagens audiovisuais de cenas noturnas são construídas não de forma a recriar a situação “física” real dessas cenas mas, antes, por meio de uma combinação de códigos herdados de outras linguagens visuais como a gravura e a pintura, em combinação com uma abordagem de sintaxe visual que se apoia em conhecimentos da fisiologia e dos mecanismos perceptuais do aparelho visual humano.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Hopper, Storaro, Alekan, Noite, Luz, Sombra, Pintura, Cinematografia
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto