Je me voyais déjà… A COMUNICAÇÃO VISUAL NAS CAPAS DE DISCOS DE CHARLES AZNAVOUR
Documento
Informações
Título
Je me voyais déjà... A COMUNICAÇÃO VISUAL NAS CAPAS DE DISCOS DE CHARLES AZNAVOUR
Título (EN)
Je me voyais déjà... VISUAL COMMUNICATION IN CHARLES AZNAVOUR’S ALBUM COVERS
Autor(es)
Roberto Bispo dos Santos
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
26/06/2023
Resumo (EN)
Esta dissertação procura analisar as canções difundidas pelas mídias e configurada a partir de sua identidade visual: como é projetada/materializada a composição musical pelas artes concebidas para as embalagens que protegem os discos. Como estudo de caso, selecionou-se o repertório de Charles Aznavour, intérprete de carreira longeva e muito bem-sucedida, não apenas na França, mas internacionalmente, em particular no Brasil: sua influência na cultura, intérpretes e produção artística brasileira. Aznavour se destaca num período em que justamente o disco conquista proeminência no mercado da cultura midiática, assim, levou-se em consideração não apenas o repertório em si, mas suas formas de existência. Em outras palavras, a canção das mídias. A pesquisa do repertório de canções de Aznavour foi realizada a partir de páginas digitais dedicadas à catalogação e comercialização de discos, tendo como modelo principal a Discogs. A partir de dados coletados no portal, apresenta-se a produção em caráter cronológico, por décadas, e geográfico: as artes do mesmo álbum podem ser diferentes em outros países, realizadas por outras gravadoras ou, provavelmente, porque em um determinado país Aznavour pode aparecer fumando e, em outro, esse tipo de imagem não é aparentemente “adequada”. Ao prosseguir pelos estudos, adotou-se seções por categorias que permitem identificar grupos de estilos, comportamentos do cantor e as gravadoras presentes em suas capas. Para desenvolver a análise, foram tomados autores como Dondis (2015). Mídia primária, secundária e terciária por Baitello Junior (2005). Modos de ver, Berger (1999); para análise de imagens, Pfutzenreuter (2022); semiótica e estudo de imagens, Santaella (1987 e 2017); paisagem sonora, Schafer (2012). Com isso, este trabalho pretende contribuir não apenas para os estudos da canção francesa, mas também para os estudos sobre a canção de forma mais ampla, abrindo novas frentes de pesquisa, sobre o universo das gravações de canções francesas e o design das capas com as funções das embalagens e logística pelo planeta.
Resumo
This dissertation seeks to analyze the songs disseminated by the media and configured from their visual identity: how is projected/ materialized the musical composition by the arts designed for the packaging that protect the discs. As a case study, we selected the repertoire of Charles Aznavour, a longtime and very successful performer, not only in France, but internationally, particularly in Brazil: his influence on Brazilian culture, performers and artistic production. Aznavour stands out in a period when precisely the disc gains prominence in the market of media culture, thus, took into account not only the repertoire itself, but its forms of existence. In other words, the song of the media. The research of the repertoire of songs of Aznavour was carried out from digital pages dedicated to the cataloging and marketing of discs, having as main model the Discogs. From data collected on the portal, the production is presented chronologically, for decades, and geographically: the arts of the same album may be different in other countries, performed by other record labels or probably, because in one particular country Aznavour can appear smoking, and in another this kind of image is apparently not "suitable". In continuing the studies, sections were adopted by categories that allow identifying groups of styles, behaviors of the singer and the labels present on their covers. To develop the analysis, authors such as Dondis (2015) were taken. Primary, secondary and tertiary media by Baitello Junior (2005). Modes of viewing, Berger (1999); for image analysis, Pfutzenreuter (2022); semiotics and image study, Santaella (1987 and 2017); soundscape, Schafer (2012). Thus, this work intends to contribute not only to the studies of the French song, but also to the studies of the song more broadly, opening new fronts of research, about the universe of French song recordings and the design of the covers with the functions of packaging and logistics around the planet.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
canção francesa; Charles Aznavour; capas de disco; cultura midiática; comunicação visual.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
GP MUSIMID - CENTRO DE ESTUDOS EM MÚSICA E MÍDIA
Financiamento
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto