Imagens Fotográficas de Moda na Mídia Impressa para Adolescentes Tribalizados
Anexos
Informações
Título
Imagens Fotográficas de Moda na Mídia Impressa para Adolescentes Tribalizados
Autor(es)
Queila Ferraz Monteiro
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Cañizal
Data de Defesa
22/11/2006
Resumo (EN)
Nowadays, the symbolic and ritualistic weight of the rites of passage that characterize the temporality of human life finds in the photographic images of printed media one of its biggest means of broadcasting. This weight establishes rituals that are especially made up of photographic objects that speak and images, printed texts in magazines. Adolescence is not only a significant sign of passage of human temporality but also the contemporary denomination of age defined in all other cultures as the boundary between childhood and adulthood, which was before considered youth or juvenility. Society perceives it as the period in which new ways of being are learnt, ways that allow the youngster to take civil and social responsibilities of a young adult. A learning process that occurs due to both similarity and difference characterizes it. The difference concerns social/family traditions and the similarity occurs in the search for partnership, which is constituted by groups made up of equals. Together they find space and opportunities to have various experiences until adulthood demands specific ethic and appearance. ln the youth culture both similarity and the gathering of groups occurs due to garment image, which is accompanied by a dialect, a pantheon of gods embedded in the constellation of "pop stars" along with their rhythms, political and social-cultural views and their specific meeting environments. Youth culture takes place at school, on the streets and in the festive environments. Nevertheless, it is in contemporary media that we can see different ways of social insertion of this culture through images that make it possible as a means of subgroups' multiple identity construction. This circumstance has been persistent in urban life and more strongly defined after the consolidation of bourgeois society post-French and Industrial Revolutions and its culture full of garment and behavior multiple codes.
Resumo
Contemporaneamente, a carga simbólica e ritualística dos momentos de passagem que marcam a temporalidade da vida humana encontra nas imagens fotográficas, reproduzidas na mídia impressa, um dos seus maiores veículos de transmissão. Esta carga elabora rituais que hoje se constituem principalmente a partir de objetos fotográficos que dialogam com os textos verbais. A adolescência é um marco de passagem significativo da temporalidade humana e é a denominação contemporânea da idade considerada em todas as culturas como limite entre a infância e a vida adulta. É entendida pela sociedade como o período em que se aprendem novas maneiras de estar no mundo que permitem assumir as responsabilidades civis e sociais do jovem adulto. É marcada por um aprendizado que se dá simultaneamente pela diferença e pela semelhança. Diferença que se mostra em relação às tradições sócio-familiares e semelhança que aparece na procura de parcerias, formadas em grupos de iguais. Juntos encontram espaço e oportunidades para vivenciar experiências diversas até que a idade adulta molda cada indivíduo segundo a ética e uma estética particular. Na cultura dos jovens, tanto a diferença quanto a identificação dos grupos de iguais dão-se pela imagem do vestuário que é acompanhada de um dialeto, um panteão de divindades instaladas no interior da constelação de “pop-stars” com todos seus ritmos musicais, crenças políticas, sócio-culturais e ambiências específicas. A cultura dos jovens encontra na escola, nas ruas e nas ambiências festivas, seu lugar de expressão; contudo é na mídia contemporânea que vemos os diferentes modos de inserção social desta cultura ser apresentados através de imagens em que se constrói múltipla identidade subgrupal. Tal construção, enquanto configuração de linguagens, tem sido uma constante na vida urbana e mais fortemente caracterizada depois da consolidação da sociedade burguesa pós-revolução Industrial, repleta de multicódigos vestimentares e comportamentais.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Moda, Mídia, Imagens Fotográficas
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto