Forma e representação no filme “Cidade de Deus” – a configuração de adolescentes urbanos na mídia cinematográfica contemporânea do Brasil
Anexos
Informações
Título
Forma e representação no filme "Cidade de Deus" - a configuração de adolescentes urbanos na mídia cinematográfica contemporânea do Brasil
Autor(es)
Djair Brito Amorim
Orientador(es)
Geraldo Carlos Nascimento
Data de Defesa
23/06/2006
Resumo (EN)
This work aims at to approach, inside of the general perspective of the Brazilian cinema contemporary, some questions of the current market of cinema in Brazil, verifying the dialogue that the current cinema keeps with the "new literary realism" Brazilian having for base the study of the film City of God (2002), by Fernando Meirelles and co-directed by Kátia Lund. ln more specific way, from City of God, I examine with devotion the forms and the representations of the urban adolescence of today in Brazil that the films configure to materialize this "new realism", as well as the aesthetic conceptions and concepts of that they make use to reach effect that have endorsement in punctuation elements applied advertising executive and videographic in the construction of a new cinematographic strategy. The objectives of this work still aim at to verify the critical result of the look of the spectator in relation to this new cinematographic workmanship. Possessing all the necessary requirements for this boarding, the film is the object of analysis in the search to evidence a possible imagetic innovation of the current Brazilian cinema, having as base three vectors: photograph, assembly and direction. I basically worked with the questions excited for the representation and the forms gifts in City of God, a time who are these the elements that concur so that if it studies the emergency of the directions gifts in the universe of the analyzed filmic workmanship.
Resumo
Este trabalho visa abordar, dentro da perspectiva geral do cinema brasileiro contemporâneo, algumas questões do mercado atual de cinema no Brasil, verificando o diálogo que o cinema atual mantém com o “novo realismo” literário brasileiro tendo por base o estudo do filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. De modo mais específico, a partir de Cidade de Deus, são examinadas as formas e as representações da adolescência urbana de hoje no Brasil que os filmes configuram para materializar esse “novo realismo”, bem como as concepções estéticas e conceitos de que fazem uso para alcançar efeitos que têm respaldo em elementos de pontuação publicitária e videográfica aplicados na construção de uma nova estratégia cinematográfica. Os objetivos deste trabalho visam ainda verificar o resultado crítico do olhar do espectador em relação a essa nova obra cinematográfica. Possuindo todos os requisitos necessários para esta abordagem, o filme é o objeto de análise na procura de evidenciar uma possível inovação imagética do cinema brasileiro atual, tendo como base três vetores: fotografia, montagem e direção. O trabalho focaliza, basicamente, as questões suscitadas pela representação e pelas formas presentes em Cidade de Deus, uma vez que são estes os elementos que concorrem para que se estude a emergência dos sentidos presentes no universo da obra fílmica analisada.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cinema brasileiro, Violência urbana, Adolescentes
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto