FLUXOS MUSICAIS PAULISTANOS ALTERNATIVOS ENTRE RUAS E REDES: TERRITORIALIDADES, PERFORMATIVIDADES E NEGOCIAÇÕES NOS ATIVISMOS QUEER
Documento
Informações
Título
FLUXOS MUSICAIS PAULISTANOS ALTERNATIVOS ENTRE RUAS E REDES: TERRITORIALIDADES, PERFORMATIVIDADES E NEGOCIAÇÕES NOS ATIVISMOS QUEER
Autor(es)
Everton Vitor Pontes da Silva
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
16/12/2020
Resumo (EN)
This research focuses on understanding the elements of popular cultures and regional identities that cross the queer activisms that unfolding between streets and networks in the artistic/musical circuits of Baixo Augusta and Anhangabaú in São Paulo/BR. We privilege the negotiations and cultural confluences present in the musical/nightlife scenes/circuits and the constant movement and exchanges that unfolding on ‘Rua Augusta’ and its surroundings (towards Anhangabaú), where these
local and global flows demonstrate constantly effervescence and hybridism. We seek through this study to observe how these subcultural/alternative elements present at the edges are articulated beyond the street flows, reverberating in the exchanges and connections of the networks. We do this through ethnographic-inspired research (online and on the streets) that focuses on the construction of identities through clothing, corporeality and performativity present in artistic/musical consumption
practices and lifestyle senses in these circuits. We dialogue also with the artistic/musical productions of some artists who are connected with the alternativequeer in different ways: Wether in the relationship with the queer in its aesthetic construction, or in the sound aspects that mix typically Brazilian musical genres flirting with pop and the mainstream indie, or with the lyrics of the songs that build narratives of socio-political engagement linked to disadvantaged majorities, belonging to this queer movement and potency in this alternative ethos, and we seek to understand how the consumption of these artists' productions reverberate in potencies social, cultural and political reflections in this queer alternative scene/circuit. This process of
negotiations and exchanges in the midst of the urban flows in Baixo Augusta, we perceive dialogues with broader socio-political ideologies and engagements linked to groups of disruptive actions (non-normative LGBTQIA + and their unfolding in feminism, black movement and peripheral elements) through fluid negotiations, however conflicting that take on other meanings and proportions intensifying in digital social networks with the production of critical and politicized memes, as well as, in the
interactions provided by the lives of artists belonging to this scene/circuit, remote parties promoted by the nightclubs of these territorialities, and also those articulated by the social agents themselves in connection, based on the limitations caused by
social distance due to the Covid-19 pandemic, which converted such urban flows into virtual flows in the year 2020.
Resumo
A pesquisa centra-se na compreensão dos elementos das culturas populares e identidades regionais que atravessam os ativismos queer que se desenrolam entre ruas e redes nos circuitos artísticos/musicais do Baixo Augusta e Anhangabaú em São Paulo/BR. Privilegiamos as negociações e confluências culturais presentes nas cenas/circuitos musicais e da vida noturna e a movimentação e trocas constantes que se desenrolam na Rua Augusta e suas imediações (em direção ao Anhangabaú), onde esses fluxos locais e globais mostram-se em constante efervescência e hibridismos, buscamos através desse estudo observar como esses elementos subculturais/alternativos e presentes nas bordas se articulam para além dos fluxos das ruas, reverberando nas trocas e conexões das redes. Fazemos isto por meio de uma pesquisa de inspiração etnográfica (online e nas ruas) que toma como enfoque a construção de identidades através da indumentária, corporalidade e performatividade presentes nas práticas de consumo artístico/musical e sentidos de estilo de vida nesses circuitos. Dialogamos e trazemos, também as produções artísticas/musicais de alguns artistas que dialogam com o alternativo-queer de diferentes formas: seja na relação com o queer em sua construção estética, sejam nos aspectos sonoros que mesclam gêneros musicais tipicamente regionais brasileiros flertando com o pop e o indie do mainstream, ou ainda com as letras das músicas que constroem narrativas de engajamento sociopolítico ligado às maiorias desfavorecidas, pertencentes a essa movimentação e potência do queer nesse éthos-alternativo, e buscamos compreender como o consumo das produções desses artistas reverberam em potências sociais, culturais e políticas que refletem nessa cena/circuito alternativo-queer. Nesse processo de negociações e trocas em meio aos fluxos urbanos inseridos no Baixo Augusta, percebemos diálogos com ideologias sociopolíticas mais amplas e engajamentos vinculados a grupos de ações disruptivas (LGBTQIA+ não-normativos e seus desdobramentos nos feminismos, movimento negro e elementos periféricos) através de negociações fluidas, porem conflituosas que tomam outros sentidos e proporções se intensificando nas redes sociais digitais com a produção de memes críticos e politizados, assim como, nas interações proporcionadas pelas lives de artistas pertencentes a essa cena/circuito, festas remotas promovidas pelas casas noturnas dessas territorialidades, e também aquelas articuladas pelos próprios agentes sociais em conexão, a partir das limitações causadas pelo distanciamento social devido a pandemia do Covid-19, que converteu tais fluxos urbanos em fluxos virtuais no ano de 2020.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Éthos-Alternativo Queer; Culturas Juvenis; Territorialidades; Cultura Popular/Regional; Fluxos Urbanos/Virtuais; Engajamento LGBTQIA+;
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto