Estratégias de Construção da Verdade na Campanha de Bolsonaro À Presidência da República: Um Estudo Sociossemiótico
Anexos
Informações
Título
Estratégias de Construção da Verdade na Campanha de Bolsonaro À Presidência da República: Um Estudo Sociossemiótico
Autor(es)
Antonio Roberto Rossi
Orientador(es)
Paolo Demuru
Data de Defesa
20/02/2020
Resumo (EN)
This research focus on analyzing, from the perspective of Algirdas Julien Greimas' discursive semiotics and Eric Landowski's sociosemiotics, the meaning effects of Jair Bolsonaro's speech in his campaign for the Presidency of the Republic in 2018. Considering his electoral performance in which he obtained 55% of valid votes, how did that candidate have modal competence (GREIMAS, 2014 p. 106) for the voter to adhere to his proposals, expressing his confidence through the vote? We suppose the candidate have used speeches in which the theme of truth was part of a manipulative process to seduce a portion of society that viewed politics in a dysphoric way and wanted a renewal of political frameworks due to accusations of inefficiency and corruption. In order to understand this phenomenon, our research has as a general objective, to analyze how the effect of the sense of seeming-true was produced inside Bolsonaro's speech and how it was manifested in the interactional processes. As specific objectives, we will try to understand: a) the ways of producing the truth effect in the presidential campaign b) analyze the narrative, figurative and thematic recurrences of the campaign and c) point out ways for new studies on this theme. For that, we will use the theoretical-methodological framework of the French semiotics of Algirdas Julien Greimas (1973, 1975, 1979, 2002, 2014, 2018), and the regimes of interaction and presence of Eric Landowski (1992, 2002, 2014, 2017), works and articles by authors such as Umberto Eco, Ana Cláudia de Oliveira (1995), Paolo Demuru (2018, 2019) and Umberto Eco (1991), who offered essential contributions for the development of this work. Our corpus was gathered from a collection of media production assets from Jair Bolsonaro’s official campaign, aiming to select those that were directly or indirectly related to the theme of this research and in a time frame from August 31, 2018 to October 27, 2018, period of the official campaign authorized by the Superior Electoral Court. The results suggested the use of conservative speeches that created a truth effect and, combined with presence regimes, produced esthesic contagion that involved and seduced the voter.
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar, sob o prisma da semiótica discursiva de Algirdas Julien Greimas e da sociossemiótica de Eric Landowski, os efeitos de sentido do discurso de Jair Bolsonaro em sua campanha à Presidência da República em 2018. Considerando sua performance eleitoral em que obteve 55% dos votos válidos, como aquele candidato teve competência modal (GREIMAS, 2014, p. 106) para que o eleitor aderisse às suas propostas manifestando a sua confiança por meio do voto? Pressupomos que o então candidato utilizou discursos em que o tema da verdade fez parte de um processo manipulatório para seduzir uma parcela da sociedade que via a política de forma disfórica e desejava uma renovação dos quadros políticos em função de acusações por ineficiência e corrupção. Para compreensão desse fenômeno, nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar como o efeito de sentido de parecer-verdadeiro foi produzido no interior do discurso de Bolsonaro e como ele se manifestou nos processos interacionais. Como objetivos específicos, procuraremos: a) entender os modos de produção do efeito de verdade na campanha presidencial; b) analisar as recorrências narrativas, figurativas e temáticas da campanha e; c) apontar caminhos para novos estudos sobre esse tema. Para isso, utilizaremos o arcabouço teórico-metodológico da semiótica de linha francesa de Algirdas Julien Greimas (1973, 1975, 1979, 2002, 2014, 2018), e dos regimes de interação e presença de Eric Landowski (1992, 2002, 2014, 2017), obras e artigos de autores como Ana Cláudia de Oliveira (1995), José Luis Fiorin (2001, 2011), Paolo Demuru (2018, 2019) e Umberto Eco (1991), que ofereceram contribuições imprescindíveis para o desenvolvimento deste trabalho. Nosso corpus foi montado a partir da coleta de materiais audiovisuais e imagéticos da campanha oficial de Jair Bolsonaro, buscando selecionar aqueles que estivessem direta ou indiretamente relacionados com o tema desta pesquisa e situados em um recorte temporal que vai de 31 de agosto de 2018 a 27 de outubro de 2018, período da campanha oficial autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados apontam para a utilização de discursos conservadores que criaram um efeito de verdade e, aliados a regimes de presença, produziram contágio estésico que envolveu e seduziu o eleitor.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Verdade; Bolsonaro; Semiótica; Política; Eleições
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Semiopol - Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto