Espelhamentos miméticos nos fenômenos adultescentes e infantescentes: a glamorização da juventude na produção publicitária
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Informações
Título
Espelhamentos miméticos nos fenômenos adultescentes e infantescentes: a glamorização da juventude na produção publicitária
Autor(es)
Carlos Henrique Aiello
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
22/02/2016
Resumo (EN)
The imagination of youth in media production is guided by the interests of capital in contemporary times, especially at high power consumption that makes up this age group. The media investments are considerable and have the characteristic of standardization of their content, thus influencing a behavior model, whose overwhelming image, significantly interferes with everyday life. Our central theme is how to understand the boundaries that separated the adult child's universe, which were clear and had varieties in different eras and societies, disappeared almost completely. This process designated as phenomena of adultescência and infantescência, characterized in the sphere of commercial production by the action of mimesis. The hypothesis raised is that there is a convergence in juvenile aesthetic generated by the advertising imagery, leveling various audiences of different age groups from mimetic strategies. This leveling allows enlist a larger consumer market, in addition to considering the youth glamorization is a strategically created market value, however, is retroactive and generates a complex social phenomenon of crystallization of consciousness in a youth age group. For the corpus of this research, we serve the advertising materials of Hering and Babs & Tigor, made up of campaigns and collections catalogs in several years and seasons, the period from 2010 to 2015. In the case of the methodology, those marks were used as studies case, from two aspects: the first, of bibliographical and exploratory, and the second iconographic nature. This work is part of the Research Group Media and Imaginary Studies, whose building its theoretical basis was needed to reach this analysis, conceptualizing consumption, advertising, aesthetic program and the relationship with the image and imagery, as well as adultescentes and infantescentes phenomena. Supported in studies of several theorists highlight Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Edgard Morin and Norval Baitello Jr., Rose Rock, Malena Contrera, Andrea Escudero, John Carrascoza and Neil Postman in the first part of the research. For the second chapter approach involving fashion preceding contextual analysis of the brands chosen in this study, we consider the theoretical Gilles Lipovetisky, Fábio de Sá Cesnik, Claudia Busato, Priscila Beltrame and Maria Drigo. Finally, Gilbert Durant, Günter Gebauer, Christoph Wulf and Malena Contrera were the main authors in the approach that lets you study mimesis as a social act.
Resumo
O imaginário da juventude na produção mediática é pautado pelos interesses do capital na contemporaneidade, especialmente pelo alto poder de consumo dos que compõem tal faixa etária. Os investimentos mediáticos são consideráveis e apresentam como característica a padronização de seu conteúdo, influenciando assim um modelo de comportamento cuja imagem avassaladora interfere significativamente na vida cotidiana. Nosso tema central é entender como as fronteiras que separavam o universo infantil do adulto, que foram claras e apresentavam variedades em diferentes épocas e sociedades, desapareceram quase por completo. Este processo designamos como fenômenos da adultescência e infantescência, caracterizados na esfera da produção publicitária pela ação da mimese. A hipótese que levantamos é que há uma convergência na estética juvenil, gerada pelo imaginário publicitário, que nivela vários públicos de diferentes faixas etárias a partir de estratégias miméticas. Esse nivelamento permite arregimentar um maior mercado consumidor, além de considerar que a glamourização da juventude é um valor de mercado estrategicamente criado que, no entanto, retroage e gera um fenômeno social complexo de cristalização das consciências numa faixa etária juvenil. Para o corpus desta pesquisa, nos servimos dos materiais publicitários das marcas Hering e Lilica&Tigor, constituídos de campanhas e catálogos de coleções em diversos anos e estações, compreendendo o período de 2010 a 2015. No caso da metodologia, as referidas marcas foram utilizadas como estudos de caso, a partir de duas vertentes: a primeira, de caráter bibliográfico e exploratório, e a segunda, de natureza iconográfica. Esse trabalho insere-se no Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário, cuja construção de sua base teórica foi necessária para se chegar a esta análise, conceituando o consumo, a publicidade, o programa estético e a relação com a imagem e imaginário, bem como os fenômenos adultescentes e infantescentes. Com base nos estudos de vários teóricos, destacamos Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Edgard Morin, bem como Norval Baitello Jr., Rose Rocha, Malena Contrera, Andrea Escudero, João Carrascoza e Neil Postman na primeira parte da pesquisa. Para a abordagem do segundo capítulo, envolvendo a moda que antecede as análises contextuais das marcas escolhidas neste estudo, consideramos os teóricos Gilles Lipovetisky, Fábio de Sá Cesnik, Cláudia Busato, Priscila Beltrame e Maria Drigo. Por fim, Gilbert Durant, Günter Gebauer, Christoph Wulf e Malena Contrera foram os principais autores na abordagem que permite observar a mimese como um agir social.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Mimese, Adultescência e Infantescência, Publicidade e Consumo, Imaginário
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto