Entre o local e o global: O Youtube como mediador da cultura popular no ciberespaço
Documento
Anexos
Informações
Título
Entre o local e o global: O Youtube como mediador da cultura popular no ciberespaço
Título (EN)
BETWEEN LOCAL AND GLOBAL: YOUTUBE AS A MEDIATOR OF POPULAR CULTURE IN CYBERSPACE
Data de Defesa
18/10/2022
Resumo (EN)
This master's thesis intends to study the characteristics of the circulation of audiovisual products dedicated to Northeastern popular culture on Youtube. The objective of the research focuses on identifying the elements that relate the contents of northeastern culture and how this content deals with ideas and stereotypes that perpetuate or act in order to present an emancipated northeast in the collective imagination. The investigation begins with a theoretical contribution based on theories linked to cyberculture and the cultural dynamics of digital media, goes through a deepening in British and Latin American Cultural Studies and ends with the analysis of videos from three Youtube channels that call themselves representatives of Northeastern culture.
Resumo
Essa dissertação de mestrado pretende estudar as características da circulação de produtos audiovisuais dedicados à cultura popular nordestina no Youtube. O objetivo da pesquisa se concentra em identificar os elementos que relacionam os conteúdos da cultura nordestina e como esse conteúdo lida com ideários e estereótipos que perpetuam ou como agem de forma a apresentar um nordeste emancipado no imaginário coletivo. A investigação se inicia com um aporte teórico baseado nas teorias ligadas à cibercultura e as dinâmicas culturais dos meios digitais, passa por um aprofundamento nos Estudos Culturais Britânicos e Latino-americanos e se encerra com a análise de vídeos de três canais de Youtube que se autodenominam representantes da cultura nordestina.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cultura popular, cibercultura, cultura da convergência, YouTube, VoD, teoria das novas mídias.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
GP GRUPA - ANÁLISE DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Santander
Direito de Acesso
Acesso Aberto