Da literatura para o cinema: a transmutação da obra ‘A Invenção de Hugo Cabret’
Anexos
Informações
Título
Da literatura para o cinema: a transmutação da obra ‘A Invenção de Hugo Cabret’
Autor(es)
Amanda Gaspar Monteiro Traballi
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
18/06/2018
Resumo (EN)
Literature uses words and images to express a content, while the cinema has words, images and sounds. This work aimed to analyze the transposition from the book to movie, discussing conjunctions and disjunctions, as well as singularities. We had as objects of study the book The invention of Hugo Cabret, of Brian Selznick (2007) and the film Hugo (the Invention of Hugo Cabret in the Portuguese version), adapted by the director Martin Scorsese (2011). Through greimasian semiotics it was possible to go through the adaptation process, identifying the strategies of enunciation used by the film director to perform transmutation, according to Jakobson. The methodology of analysis was the describing of scenes from the film and the description of the images of the book, which, placed side by side, contributed to analyze the transmutation between the works. We take into consideration the three main ways of engaging with stories proposed by Hutcheon and we proposed the steps on "counting," "showing" and "recognizing". We highlight the brilliance of the writer and illustrator in counting by means of words and drawings (300 pages, from 530, are illustrations) that signaled scenes and script for Martin Scorsese who printed his talent to extend the homage to the cinema proposed in the book that initially seems to be only a children's adventure but builds two Narrative Programs, that of Hugo Cabret and George Méliès, that merge to the end. We also highlight the multiple layers of metalanguage present in the works and among them: literature on literature, cinema within the film, as well as the book on the history of cinema and the film ending with the writing of a book, as enclosing the cycle. This work, therefore, intends to contribute with critical studies on book-film adaptation based on semiotics, and to value the identities of each art and its dialogue.
Resumo
A literatura utiliza-se das palavras e das imagens para manifestar um conteúdo, enquanto o cinema dispõe das palavras, imagens e dos sons, e este trabalho objetivou analisar a transposição de um meio para o outro, discutindo conjunções e disjunções, bem como singularidades. Teve como objetos de estudo o livro ‘A invenção de Hugo Cabret’, de Brian Selznick (2007), e o filme ‘Hugo’ (‘A Invenção de Hugo Cabret’, na versão em português), adaptado pelo diretor Martin Scorsese (2011). Por meio da semiótica greimasiana, foi possível percorrer o processo de adaptação, identificando as estratégias de enunciação utilizadas pelo diretor do filme para realizar a transmutação, segundo Jakobson. A metodologia de análise foi decupagem de cenas do filme e a descrição das imagens do livro, que, colocadas lado a lado, contribuíram para analisar a transmutação entre as obras. Levamos em consideração as três principais formas de se envolver com histórias propostas por Hutcheon e propusemos as etapas sobre “o contar”, “o mostrar” e “o reconhecer”. Evidenciamos o brilhantismo do escritor e ilustrador em contar por meio de palavras e desenhos (300 páginas, das 530, são ilustrações) que sinalizaram cenas e roteiro para Martin Scorsese que imprimiu seu talento para ampliar a homenagem ao cinema proposta no livro que inicialmente parece ser apenas uma aventura infantil, mas constrói dois Programas Narrativos, o de Hugo Cabret e de George Méliès, que se fundem ao final. Destacamos, também, as múltiplas camadas de metalinguagem presentes nas obras e entre elas: da literatura sobre a literatura, do cinema dentro do filme, bem como do livro sobre a história do cinema e do filme finalizando com a escrita de um livro, como que encerrando o ciclo. Este trabalho, portanto, pretende contribuir com estudos críticos sobre adaptação livro-filme com base na semiótica e valorizar a identidade de cada arte e seu diálogo.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Adaptação, Transmutação, Metalinguagem
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto