Configurações Estéticas e figurino da telenovela O Clone
Anexos
Informações
Título
Configurações Estéticas e figurino da telenovela O Clone
Autor(es)
Elisa Fajoli Navarro
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
26/10/2007
Resumo (EN)
The present research studies the play of aesthetic appropriations of the soap opera O Clone and your reflections about street fashion between the years of 2001-2002. The origins of the principal elements of the costumes and the repercussion of the plot near the viewers are inquired by the several midiatic vehicles. The aesthetic configuration of this soap opera is built through of the agglutination of varied elements, from different oriental civilizations. This result an unusual aesthetic composition, which gave out a named "Arabian" "form", so much in the soap opera, as in the street fashion, referring to what the population caught like being "Arabian things". So, the principal objective of this work is identify this "form", understanding as it is constituted, as it is caught by the viewers and since it is transmitted for the street fashion, starting to influence the choices of the viewers not only for the garment and accessories, but also as for behaviors to be incorporated in the daily life. The theoretical used referential system is in the thought of Maffesoli (1989-1996), while thinking that, through the fashion, there are built images that reflect the life, the daily life, and that multiply fast through of the interconnections with varied fields, constituting so, a "form". Some notions were used also, according to thought of Barnard (2003), usualy checked in the social productions of the post-modernity like the intertextuality, the allegory, the pastiche and the bricolage, what served like theoretical support for the understanding of as they are formed the aesthetic elements in the contemporaneousness. The descriptive analyses present the principal sceneries and costumes of the scenes that are showing the Arabian nucleus of the soap opera. Specialists in the Arabian culture and in the belly dance are interviewed, helping the elucidation of the original senses of some elements of O Clone. The aesthetic configurations of the soap opera are based on different elements of the oriental culture, not always original from Morocco, not very often Arabs, since one was intending to make looking in you soap opera. Even when historical references are present in the Arabian civilization, sometimes these elements are already presenting themselves deprived of his original connotations and are re-shaped by the western culture. While being re-appropriated by the street fashion, these elements are still submitted to new transformations, as it is possible to note through inquiry in the specialized media in fashion. So, one believes, with this work, can contribute to the understanding of the processes of construction, reproduction and dissemination of the aesthetic forms in the contemporary society.
Resumo
Configurações Estéticas e figurino da telenovela O Clone estuda os jogos de apropriações estéticas dessa telenovela e seus reflexos sobre a moda de rua entre os anos de 2001 e 2002. São investigadas as origens dos principais elementos do figurino e a repercussão da trama, junto aos telespectadores, através dos diferentes veículos midiáticos. A configuração estética dessa telenovela é construída através da aglutinação de elementos variados, originários de civilizações orientais diversas. Isto resulta numa composição estética inusitada, a qual emitiu uma “forma” dita “árabe”, tanto na telenovela quanto na moda de rua, que a população apreendeu como sendo “coisas das Arábias”. Assim, o principal objetivo deste trabalho é identificar esta “forma” e entender como ela é constituída, captada pelos telespectadores e transmitida para a moda de rua, influenciando as escolhas dos telespectadores não apenas quanto à vestimenta e acessórios, mas também quanto a comportamentos incorporados no cotidiano. O referencial teórico utilizado encontra-se no pensamento de Maffesoli (1989 e 1996), ao considerar que, por meio da moda são construídas imagens que refletem a vida e o cotidiano, reproduzindo-se velozmente por meio das interconexões com variados campos, constituindo, assim, uma “forma”. Conforme o pensamento de Barnard (2003) são utilizadas algumas noções comumente verificadas nas produções sociais da pós-modernidade, como a intertextualidade, a alegoria, o pastiche e a bricolage, que servem como suporte teórico para a compreensão de como são formados os elementos estéticos na contemporaneidade. As análises descritivas apresentam os principais cenários e figurinos das cenas que exibem o núcleo árabe da telenovela. As entrevistas com especialistas em cultura árabe e dança do ventre auxiliam na elucidação dos sentidos originais de alguns elementos da trama. As configurações estéticas da telenovela baseiam-se em elementos diversos da cultura oriental, nem sempre originários do Marrocos ou de outros países árabes, como se fez parecer em O Clone. Mesmo quando encontradas referências históricas da civilização árabe, muitas vezes esses elementos apresentam-se destituídos de suas conotações originais e foram reconfigurados pela cultura ocidental. Ao serem reapropriados pela moda de rua, esses elementos ainda sofrem novas transformações, conforme se constata através de pesquisa na mídia especializada em moda. Assim, acredita-se que este trabalho pode contribuir para a compreensão dos processos de construção, reprodução e disseminação das formas estéticas na sociedade contemporânea.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Moda, Cultura midiática, Telenovela, Figurino
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto