Configuração estratégica da linguagem: representação midiática das relações afetivas
Anexos
Informações
Título
Configuração estratégica da linguagem: representação midiática das relações afetivas
Autor(es)
Stefannia Domingues Pires Bastos Suguita
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
29/08/2016
Resumo (EN)
This thesis aims to analyze the media culture of contemporary affective relations from the televised speech setting the plot 'family' of Manoel Carlos. It builds understanding of how personal relationships are portrayed in television media. Presents the television media culture, the product is novel and the genre melodrama. It sets out the main concepts of cognitive psychological theory. Analyzes the generative path towards novel 'family' levels: fundamental, discursive narrative and characters from Helena, Clara and Julian, which make up the main core of the novel. Conceptualizes and clarifies the reasons why the thesis introduces the term emotional relationships to the definition of contemporary families. Analyzes the emotional relationships of the characters studied, Helena, Clara and Juliana, marked by the contrast between the pursuit of love and this mismatch. The thesis uses the quantitative technique and gives an insight into the emotional reference models of the novel. For this study the emotional relationships of twenty-one characters, the analysis of affective relationships unfolds to the study of the extra type relationships, formed by triangles and pentagons, due to its presence in a significant part of the plot. The assumption that one has is that this plot has a variety in the configuration of personal relationships characteristic of contemporaneity, a priori has the perception that this novel presents new formats in emotional relationships. And the final considerations and conclusions ponder on the model of personal relationships that do not contribute to the social development of the individual, reinforce failed relationships that are the behavioral model to future generations, while reaffirming the models of traditional relations.
Resumo
Esta tese tem como objetivo analisar a cultura midiática das relações afetivas contemporâneas a partir da configuração do discurso televisivo da trama ‘Em Família’, de Manoel Carlos. Ela constrói o entendimento sobre como as relações afetivas são retratadas na mídia televisiva. Apresenta a cultura midiática televisiva, seu produto novela e o gênero melodrama. Expõe os principais conceitos da teoria psicológica cognitiva. Analisa o percurso gerativo de sentido da novela ‘Em Família’ nos níveis: fundamental, discursivo e narrativo, a partir das personagens Helena, Clara e Juliana, as quais compõem os núcleos principais da novela. Conceitua e esclarece os motivos pelos quais a tese introduz o termo relações afetivas à definição das famílias contemporâneas. Analisa as relações afetivas das personagens em estudo, Helena, Clara e Juliana, marcadas pela contraposição entre a busca do amor e o desencontro deste. A tese utiliza da técnica quantitativa e apresenta uma visão sobre os modelos afetivos referenciais da novela. Para isso estuda as relações afetivas de vinte e um personagens, a análise das relações afetivas se desdobra ao estudo das relações do tipo extras, as formadas por triângulos e pentágonos, em decorrência de sua presença em uma parte significativa da trama. A hipótese que se tem é a de que esta trama apresenta uma variedade na configuração das relações afetivas, característica da contemporaneidade; a priori se tem a percepção de que esta novela apresenta novos formatos nas relações afetivas. As considerações finais e conclusões ponderam sobre o modelo de relações afetivas que não contribuem ao desenvolvimento social do indivíduo, reforçam relações falidas que servem de modelo comportamental às futuras gerações, ao mesmo tempo em que reafirma os modelos das relações tradicionais.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Televisão, Novela, Melodrama, Relações Afetivas
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto