Colonização do imaginário – influência da mídia eletrônica sobre crianças de 0 a 6 anos hiperexpostas às imagens técnicas
Anexos
Informações
Título
Colonização do imaginário – influência da mídia eletrônica sobre crianças de 0 a 6 anos hiperexpostas às imagens técnicas
Autor(es)
Sueli Ferreira Schiavo
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
29/05/2018
Resumo (EN)
This research aims to study the repercussions by the lack of mediation or monitoring by parents related to the use of eletronic media by children from 0 to 6 years old, considering that the exposure of children to this type of media affect the cognition, the emotions and the social values and has representative impact in case of hiperexposure. It observes that, in contemporary capitalist society, the mediatic content production aims, primarily to get results that promote consumption and that answer to private interests. This word searched to substantiate the concept of childhood in the visions of different disciplines, analising how hiperexposure in the use of eletronic technology can affect the body (sensorial, emotional and cognitively), and in what way this can be understood possibly as child abandonment. It is a theorical and qualitative study, that makes a bibliographic and documental research in data bases about what has been already observed by another especialized stu dies and experiments on this topic, with urban children, of both sexes, in the referred age range, of different family nuclei and diverse socioeconomic conditions. The theoretical reference is fundamented in authos such as António Damásio, Christoph Wulf, Nicholas Carr, Norval Baitello Jr., Vilém Flusser, and others, inside the vision of Communication based by Edgar Morin's Theory of Complexity, that has a conjunctural perspective, tries to assess contexts beyond the isolated phenomena, thus naturally interdisciplinary trend, with a degree of paradoxality of living phenomena, including Social Communication, that is evident when it is analysed parenting role or people responsible for monitoring.
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as repercussões da ausência de mediação ou monitoramento dos pais sobre o uso da mídia eletrônica pelas crianças de 0 a 6 anos, uma vez que se considera que a exposição de crianças à mídia eletrônica afeta a cognição, as emoções, os valores sociais e tem impacto representativo em caso de hiperexposição. Observa-se que, na sociedade contemporânea capitalista, a produção de conteúdos mediáticos visa prioritariamente à obtenção de resultados que promovem o consumo e que atendem especificamente a interesses privados. Este trabalho buscou fundamentar o conceito de infância nas visões de pesquisadores de diferentes disciplinas, analisando como a hiperexposição no uso da tecnologia eletrônica pode afetar o corpo (sensorial, emocional e cognitivamente), e de que forma isso pode ser entendido como possível abandono da criança. Trata-se de um estudo teórico qualitativo, que faz uma pesquisa bibliográfica e documental nas bases de dados sobre o que já foi observado por outros estudos e experimentos especializados nessa temática, com crianças urbanas, de ambos os sexos, na faixa etária referida, de diferentes núcleos familiares e condições socioeconômicas diversas. O referencial teórico fundamentou-se em autores tais como António Damásio, Christoph Wulf, Nicholas Carr, Norval Baitello Jr., Vilém Flusser, entre outros, dentro de uma visão da Comunicação pautada pela Teoria da Complexidade de Edgar Morin, que possui uma perspectiva conjuntural. Procura avaliar contextos para além dos fenômenos isolados, por isso uma tendência naturalmente interdisciplinar, com certo grau de paradoxalidade de fenômenos vivos, incluindo os de Comunicação Social, o que fica evidente quando se analisa o protagonismo dos pais e responsáveis no acompanhamento.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Criança, Mídia, Hiperexposição
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto