Cartografia da População LGBTQIA+ em Comunicação Social (2019-2022): Tornando o Invisível, Visível?
Documento
Informações
Título
Cartografia da População LGBTQIA+ em Comunicação Social (2019-2022): Tornando o Invisível, Visível?
Título (EN)
Cartography of the LGBTQIA+ Population in Social Communication (2019-2022): Making the Invisible, Visible?
Autor(es)
Raphaella Freitas Petkovic
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
19/12/2024
Resumo (EN)
This thesis aims to present how Social Communication research has portrayed the LGBTQIAP+ population after the criminalization of homophobia and transphobia by the STF in 2019. The central axis is dedicated to reflecting on the production of knowledge around the LGBTQIAP+ population, understanding which and how many of these knowledge productions there are and how they express the issues of visibility and survival of this population. The theoretical framework of the research is based on the concepts of Queer Theory proposed by Judith Butler (2003) and Thompson (2011), which states that communication should have its analysis, at least in part, based on the social context. This research is based on the principle that the LGBTQIAP+ population, invisible and marginalized for years, especially during the government of Jair Messias Bolsonaro, an openly homophobic president, suffered setbacks in terms of rights and representation, aggravating situations of social and symbolic vulnerability based on the intersection with gender, sexuality and violence. The hypothesis is that academic productions in communication, although growing, still focus on specific areas, such as journalism and advertising, and address the different identity markers of the LGBTQIAP+ acronym unequally, with significant gaps in relation to some orientations and identities, such as pansexuality and intersexuality. The methodological proposal for applying the theoretical basis refers to the qualitative approach, as described by Gil (2021). The corpus of this thesis consists of the analysis of works presented in postgraduate programs in the country and included in the Capes Theses & Dissertations Catalog between June 13, 2019, when homophobia was criminalized, and December 31, 2022, the end date of the Jair Messias Bolsonaro government. As a result, we sought to primarily observe frequency, central themes and identity markers privileged in the research, as well as the social and institutional contexts that shaped these productions, making it possible to dimension the research carried out in the area of communication on the LGBTQIAP+ universe, pointing out trends, gaps and opportunities for future studies.
Resumo
Esta tese tem como objetivo apresentar como as pesquisas da Comunicação Social retrataram a população LGBTQIAP+ após a criminalização da homotransfobia pelo STF em 2019. O eixo central dedica-se a refletir sobre a produção do conhecimento em torno da população LGBTQIAP+, compreendendo quais e quantas são essas produções de conhecimento e de que maneira elas expressam as questões da visibilidade e da sobrevivência dessa população. O arcabouço teórico da pesquisa está baseado nos conceitos da Teoria Queer proposta por Judith Butler (2003) e Thompson (2011), que afirma que a comunicação deve ter sua análise, ao menos em parte, baseada no contexto social. Esta pesquisa parte do princípio de que a população LGBTQIAP+, invisibilizada e marginalizada por anos, principalmente durante o governo de Jair Messias Bolsonaro, presidente declaradamente homofóbico, sofreu retrocessos em termos de direitos e representatividade, agravando situações de vulnerabilidade social e simbólica a partir da interseção com gênero, sexualidade e violências. A hipótese é de que as produções acadêmicas em comunicação, embora crescentes, ainda se concentram em áreas específicas, como jornalismo e publicidade, e abordam de forma desigual os diferentes marcadores de identidade da sigla LGBTQIAP+, com lacunas significativas em relação a algumas orientações e identidades, como pansexualidade e intersexualidade. A proposta metodológica para aplicação da base teórica refere-se à abordagem qualitativa, conforme descrito por Gil (2021). O corpus desta tese consiste na análise de trabalhos apresentados nos programas de pós-graduação no país e constantes no Catálogo de Teses & dissertações da Capes entre 13 de junho de 2019, quando da criminalização da homotransfobia, até 31 de dezembro de 2022, data final do governo Jair Messias Bolsonaro. Como resultado, buscou-se observar prioritariamente frequência, os temas centrais e os marcadores de identidade privilegiados nas pesquisas, bem como os contextos sociais e institucionais que moldaram essas produções, possibilitando dimensionar as pesquisas realizadas na área de comunicação sobre o universo LGBTQIAP+, apontando tendências, lacunas e oportunidades para futuros estudos.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
População LGBTQIAP+; Teoria Queer, Cartografia; Comunicação.
Publicado em
PETKOVIC, R. F.; HELLER, B. (Orientadora) Cartografia da População LGBTQIA+ em Comunicação Social (2019-2022): Tornando o Invisível, Visível? 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativas da memória: representações, identidades e culturas
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES/PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto