Caramuru, a invenção do Brasil: rupturas com a História
Anexos
Informações
Título
Caramuru, a invenção do Brasil: rupturas com a História
Autor(es)
Raquel Cristina dos Santos
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
18/09/2006
Resumo (EN)
Why is it reserved for TV and cinema to portray, by means of images, the experiences of History? How does the transmutation of a historical fact into the sphere of fiction occur? What is the importance of cinema in transforming a tragedy into a production that reconfigures the sense of cultural and social formation of Brazil into something grotesque and, on top of this, portrays it as a romantic comedy? When making a movie on the basis of historical facts, do the images elevate the historical facts occurred or is there an inversion of context that can be considered intentional? The questions that led to this research arouse from the film Caramurn, a invenção do Brasil (Caramuru, the invention of Brazil), by Guel Arraes and Jorge Furtado, released nationwide in 2001 by Globo Filmes. The central objective of the production was the festivity of 500 years of the Discovery of Brazil. However, when we analyzed the distorted and bizarre form with which the authors treated the legend of Caramurn and Paraguaçu, we found it relevant to carry out a study that addresses this phenomenon from a cultural point of view, since it is a narrative that is incorporated and integrated with the national symbolic imaginary. Therefore, we have analyzed the narrative of the movie and carried out a vast bibliographic research in order to understand the authors' version, hoping to find there the answers for our quests, from the point of view of communication, sociology, culture and the technical ways of mass cultural production, or rather, products for TV and cinema.
Resumo
Por que é reservado à TV e ao cinema retratar, por meio de imagens, as experiências da História? De que forma ocorre a transmutação de um fato histórico para o espaço da ficção? Qual a importância do cinema em transformar uma tragédia numa produção que re-configura o sentido da formação cultural e social do Brasil em algo grotesco e retratá-la por meio de uma comédia romântica? Ao se realizar um filme, com base em fatos históricos, as imagens elevam os fatos históricos ocorridos ou há uma inversão de contexto que pode ser considerada proposital? As dúvidas que originaram esta pesquisa surgiram a partir do filme Caramuru, a invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado, lançado nacionalmente em 2001, pela Globo Filmes. O cerne da produção tinha por mote as festividades dos 500 anos de Descobrimento do Brasil. Porém, ao observarmos a forma distorcida e grotesca com que os autores trataram a lenda de Caramuru e Paraguaçu, achamos relevante um estudo que abordasse o fenômeno do ponto de vista cultural, já que se trata de uma narrativa incorporada e sedimentada ao imaginário simbólico nacional. Para isso, analisamos a narrativa do filme e uma vasta pesquisa bibliográfica para dar conta de entender a versão dos autores, buscando, aí, as respostas às nossas indagações, do ponto de vista da comunicação, da sociologia, da cultura e dos meios técnicos de produção cultural de massa, ou seja, produtos para TV e cinema.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Adaptação, Cinema, Simulacro, Grotesco
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto