Atemporalidade de ‘A Guerra Dos Mundos’: contribuições para a percepção do tempo
Anexos
Informações
Título
Atemporalidade de ‘A Guerra Dos Mundos’: contribuições para a percepção do tempo
Autor(es)
César Augusto Belardi
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
27/06/2016
Resumo (EN)
This study proposes a temporal filmic reading method based on the movie set of War of the Worlds that stands out as a transmedia paradigm in the cultural industry scenario. For this, read categories has been constructed from the integration and convergence of concepts established by reference authors as Bakhtin (1993), Tarkovsky (2010) and Jullier (2009), applied to the two homonymous films, the first in 1953 and the latest in 2005 in specific cuts of their plot and narrative. Thus, it established a process of integration between concepts of time from Bakhtin the references of the production period of the works and in them embedded, evidence and indications of factual real-time Tarkovsky including socio-cultural factors and cinematographic aesthetic constructions observed by Jullier. We demonstrated with this thesis that the film can be moved from its own production time period. With the application of this model we obtained: a) a contextualized reading with historical clippings, as the technology for the production of each film; b) the identification of questions of language and narrative that allowed the perception of time and presence of both planned as spontaneous ways; c) interdisciplinary correlations in historical time interval between the two works as market influences on the recontextualization of a film along the lines of a remake or reboot. Subsequently, the method had been applied to other similar productions.
Resumo
O presente estudo propõe um método de leitura fílmica temporal com base no conjunto cinematográfico de ‘A Guerra dos Mundos’ que se destaca como um paradigma transmidiático no cenário da indústria cultural. Para isso, foram construídas categorias de leitura a partir da integração e convergência de conceitos já estabelecidos por autores de referência como Bakhtin (1993), Tarkovski (2010) e Jullier (2009), aplicadas às duas obras cinematográficas homônimas, a primeiro de 1953, e a mais recente de 2005, em recortes específicos de seus enredos e narrativa. Dessa forma, estabeleceu-se um processo de integração entre conceitos de tempo provenientes de Bakhtin como as referências do período de produção das obras e nelas embutidas, as evidências e indícios do tempo real factual de Tarkovski que incluem fatores socioculturais e as construções estéticas cinematográficas observadas por Jullier. Demonstramos com esta tese de que o filme pode ser deslocado de seu próprio período de tempo de produção. Com a aplicação desse modelo obtivemos: a) uma leitura contextualizada com recortes históricos, como a tecnologia empregada para a produção de cada filme; b) a identificação de questões de linguagem e narrativa que possibilitaram a percepção do tempo e sua presença de maneira tanto planejada quanto espontânea; c) as correlações interdisciplinares no intervalo de tempo histórico entre as duas obras como as influências de mercado sobre a recontextualização de um filme nos moldes de um remake ou reboot. Posteriormente, o método pode ser aplicado a outras produções similares.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Tempo, A Guerra dos Mundos, Leitura Fílmica
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto