As Estratégias de Construção da Autenticidade na Democracia Digital do Século XXI
Documento
Informações
Título
As Estratégias de Construção da Autenticidade na Democracia Digital do Século XXI
Autor(es)
Felippe Pimenta Rodrigues de Oliveira
Orientador(es)
Paolo Demuru
Data de Defesa
02/11/2021
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise acerca das estratégias discursivas de construção da autenticidade empregadas entre as lideranças políticas na rede social Instagram. Temos que após uma “crise “fiduciária”, caracterizada segundo Landowski (2020) pela perda de confiança nas figuras políticas e nas instituições, muitos cidadãos se distanciaram das formas tradicionais de participação política. O que exigiu dos políticos o investimento em estratégias que os distinguissem daqueles que representam o “establishment”, em suma, eles não querem se confundir com a figura do político de profissão, buscam se mostrar pertencentes ao mundo dos humildes, do povo (LANDOWSKI, 2020), e para isso assumem um modo de presença do homem comum (DEMURU; SEDDA, 2020c). Esse homem comum, portanto, enquanto assunção de uma postura de negação da política reúne estratégias específicas de produção do efeito de sentido de autenticidade, sendo nosso objetivo identificá-las e analisá-las quanto à sua construção. A este respeito, temos como hipótese que sob o perfil semiótico o valor de autenticidade é construído a partir de arranjos figurativos e plásticos capazes de investi-lo de uma aura de aparente normalidade e simplicidade, um simulacro do sujeito comum que posta nas redes sociais, um cidadão que goza de uma vida comum e em comum com seus seguidores-eleitores. Para essa investigação e análise contamos com o suporte do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva de orientação greimasiana, em particular da semiótica figurativa e da semiótica plástica (GREIMAS, 1984; FLOCH, 1995; OLIVEIRA, 2004), da sociossemiótica de Landowski (2004; 2014; 2016) e das recentes contribuições da semiótica no estudo do populismo contemporâneo (DEMURU; SEDDA, 2020c, LANDOWSKI, 2020). O corpus de análise foi extraído de 45 perfis do Instagram previamente selecionados a partir de critérios específicos, e concentrou-se somente em imagens publicadas no feed de notícias da rede social no período entre 1º de janeiro de 2018 e 1º de setembro de 2020. Foram analisadas 99.434 mil imagens e como resultado identificamos 9 estratégias de construção da autenticidade: hexis e gestos; vestuário; a comida e o comer; tarefas ordinárias do dia a dia; a casa; família; os animais domésticos; o espaço do comércio popular; a plástica amadora das imagens.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Política; Autenticidade; Redes sociais; Semiótica Figurativa e Plástica; Sociossemiótica;
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Semiopol - Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos
Instituição
UNIP
Financiamento
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto