O MARKETING DA FOME: As dietas do jejum como nova estratégia de estímulo à anorexia
Documento
Informações
Título
O MARKETING DA FOME: As dietas do jejum como nova estratégia de estímulo à anorexia
Título (EN)
HUNGER MARKETING: Fasting diets as a new strategy to stimulate anorexic
Autor(es)
Maria Solange Moreira de Moura
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
27/02/2023
Resumo (EN)
This essay concerns a case report about the Maira's Cardi digital profile, having as first focus her page on Intagram. The period under analisys tooks the months from january to july in 2021. The aim was to analyse if there is any encouragement and how it works for the lean body and adequated to the aesthetic standards stimulated by the capitalistic market, placed in the context of the eletronic midia, mainly through the fasting practice. The theoretical aim of this reflaction searchs to present a parallel between the fasting practice and the conventional anorexic' symptoms, as presented by the brasilian's metabology society, under the pretext of obtain the faster results in the search of the weight loss and adequation of the feminin body to the aesthetic standards of the thin body prevalent in the social midia. It concerns in a research of case report and analyses of the internet's content, and the theoretical tools used in the development of the reflection presented is concentrated in the study of the midia, image and imaginary, in a dialog with some psycology' concepts.
Resumo
Esta dissertação realiza um estudo de caso do perfil da digital influencer Maíra Cardi, tendo como principal corpus sua página no Instagram. O período analisado foi de janeiro a julho de 2021. O objetivo foi analisar se é realizado, e como é realizado, o estímulo pela busca do corpo magro e adequado aos padrões estéticos induzidos pelo mercado capitalista de consumo, inserido no movimento da mídia eletrônica, sobretudo, por meio das práticas de jejum. O foco teórico da reflexão buscou apresentar um paralelo entre o jejum e os sintomas anoréxicos convencionais, conforme apresentados pela Sociedade Brasileira de Metabologia, sob o pretexto de se obter resultados rápidos na busca de emagrecimento e de adequação do corpo feminino ao padrão estético do corpo magro vigente na sociedade midiática. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso e análise de conteúdo de Internet, e as ferramentas teóricas utilizadas para a reflexão apresentada centraram-se nos estudos da Teoria da Mídia e da Imagem e do Imaginário, em diálogo com alguns conceitos advindos da Psicologia.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Jejum, Anorexia, Mídia, Digital influencer.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
BOLSA CAPES - TAXA
Direito de Acesso
Acesso Aberto