As capas de discos de Édith Piaf: laicizando o sofrimento e a tristeza como mercadoria midiática
Documento
Informações
Título
As capas de discos de Édith Piaf: laicizando o sofrimento e a tristeza como mercadoria midiática
Autor(es)
Fedro Leal Fragoso
Orientador(es)
Heloísa de A. Duarte Valente
Data de Defesa
11/02/2022
Resumo
Este estudo tem por objetivo proporcionar uma análise sobre as capas de discos e as imagens públicas da cantora Édith Piaf, espelhando-se nas imagens da “mater dolorosa” (Nossa Senhora das Dores, para os Cristãos Católicos). Esta análise é sobre as imagens, em sua maioria, da discografia. Como Piaf faleceu em 1963, algumas imagens e álbuns que se seguem são, portanto, do período póstumo da artista. A pesquisa tem caráter exploratório,
com levantamento documental, e corresponde às informações coletadas via web (fontes disponíveis na internet). Este estudo expõe imagens públicas e comerciais da artista Édith Piaf associadas à representação iconográfica da imagem desta Santa. Isso pode ser observado na composição das capas dos discos: a captura dos gestos, os jogos de luzes e sombras e as cores, de modo a descrever aspectos da vida da artista no decorrer da sua carreira. Acreditamos que tal associação contribui para o consumo de sua arte. Nesse sentido, o trabalho de marketing mostra-se competente dada a receptividade do público-alvo: a configuração de códigos se entrelaça ao imaginário coletivo do público consumidor, majoritariamente francês, dirigindo a este a interpretação e a construção simbólica que transcorre em harmonia com o contexto social da época e com a cultura francesa. A seleção das imagens que compõem o corpus desta pesquisa estabelece comparativamente as associações entre sacro e profano, tendo em conta os elementos gráficos presentes nas capas de discos das canções francesas nos anos 1970. As capas se apresentam com os encartes cheios de grafismos, fotografias, textos, desenhos, iluminação e pinturas, posicionadas como uma forma de arte do século XX. Foram utilizados alguns conceitos relevantes para fundamentar esta pesquisa, tais como os referentes: às imagens (Aumont), à maneira e ao ato de ver objetos e pessoas (Berger), à ilusão como algo espetacular (Machado), à forma de analisar a imagem (Joly), observando a performance (Zumthor), aos
conceitos do estudo da produção das imagens: por que existe o estilo? (Gombrich), e à paisagem sonora: os sons da época (Schafer). O trabalho espera contribuir, dessa forma, para a pesquisa dos estudos da arte orientada para a elaboração das capas de discos como expressão artística e componente canção, aqui considerada a cultura midiática.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Capas de disco; Édith Piaf; “mater dolorosa”
Publicado em
FRAGOSO, F. L.; VALENTE, H. de A. D. (Orientadora). As capas de discos de Édith Piaf: laicizando o sofrimento e a tristeza como mercadoria midiática. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/101283/FEDRO-LEAL-FRAGOSO.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto