Apagamentos e (in) visibilidade dos povos originários : Marcas da intolerância e os estereótipos dos Mapuche e Guajajara nas narrativas jornalísticas
Informações
Título
Apagamentos e (in) visibilidade dos povos originários : Marcas da intolerância e os estereótipos dos Mapuche e Guajajara nas narrativas jornalísticas
Título (EN)
Erasures and (in)visibility of original peoples: Marks of intolerance and Mapuche and Guajajara stereotypes in journalistic narratives.
Autor(es)
Ivete Maria Soares Ramirez Ramirez
Orientador(es)
Maurício Ribeiro da Silva
Data de Defesa
26/02/2024
Resumo (EN)
The project in question deals with the interface between geography, sociology, history and communication and was based on the hypothesis that original groups are specifically targets of intolerance, stigmatization and erasure, from the colonial period to contemporary times, represented by episodes of cruelty, coping, isolation efforts, material and human losses. This perspective does not pay attention to the fact that Iberian colonization took place in South America, and to a large extent associated such cultural characteristics in other places other than Brazil, such as in the La Plata Region, in Argentina and in the Andean country Chile, the process of whitening of the population, a false impression was created that the indigenous and African presence was not present in these territories. Therefore, despite the imagery associated with the Iberian colonizer and different immigrant groups, self-declarations of people with black and Indian genes, combined with this fact, still indicate a strong presence of original peoples, notably the Mapuche in Chile and part of Argentina and Brazil. , we selected Guajajara. Given this scenario, this research falls within the scope of Communication and Media Culture studies, pertinent to the Line of Research Configuration of Media Culture Products and Processes, and is focused on the issue of erasure and disputes relating to the imaginary, expressed by the questions journalistic and other media outlets. The main hypothesis is that there is homology between the stigmatization processes present in Brazil and in countries on the other side that go beyond Brazil's borders. denoting more than a process related to the Portuguese and Spanish socio-political-cultural domain, an ethnocentrism specific to Iberian Catholicism emerges, which tends to demonize cultural and religious practices originating in the subaltern peoples of its former colonies, with such cultural characteristics linked to the foundation of the current processes of intolerance Given this situation, we analyzed manifestations present in the media environment (newspapers, magazines, blogs and others), seeking to identify the characters associated with intolerance present in speeches, titles, headlines, images. Such contents were organized from a qualitative perspective which, corroborating the main hypothesis, identifies a strong presence of imagery originating in Iberian colonialism, criminalizing and demonizing through arguments presented in contemporary media, leading to the conclusion that the perspective of Acceptance and tolerance are not present in the countries studied, contrary to what is declared in the social, political and cultural context. Regarding the relationship between speech and image, we also point out that verbal speech follows a trajectory, but the image reiterates the stereotype historically inherited from colonization to contemporary times.
Resumo
A tese em questão trata da interface entre geografia, sociologia, história e comunicação e partiu da hipótese de que os grupos originários constituem-se em alvos de intolerância, estigmatização e apagamento, desde o período colonial até a contemporaneidade, o que é representado por episódios de crueldade, enfrentamento, tentativas de isolamento, perdas materiais e humanas. Esta perspectiva não atenta para o fato de que a colonização ibérica levada a cabo na América do Sul, em grande medida associou tais caracteres culturais em outros locais diferentes do Brasil, como na Região do Prata, na Argentina e no país andino Chile, ao o processo de embranquecimento da população, que se constitui de uma falsa impressão de que nestes territórios a presença indígena e africana não se apresentava. Assim sendo, apesar do imaginário associado ao colonizador ibérico e grupos imigrantes distintos, autodeclarações de pessoas com genes negros e indígenas se apresentam indicam ainda forte presença dos povos originários, notadamente os Mapuche no Chile e parte da Argentina e os Guajajara no Brasil, que selecionamos. Diante deste cenário, esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos de Comunicação e Cultura Midiática, pertinente à Linha de Pesquisa Configuração de Produtos e Processos da Cultura Midiática, está focada na questão do apagamento e disputas relativas ao imaginário, expresso pelas matérias jornalísticas e outros meios midiáticos. A hipótese principal é que há homologia entre os processos de estigmatização presentes no Brasil e nos países vizinhos que extrapolam as fronteiras, denotando mais do que um processo relacionado ao domínio sociopolítico-cultural português e espanhol, emergindo de um etnocentrismo próprio do catolicismo ibérico, que tendeu a demonizar práticas culturais e religiosas originadas nos povos subalternos de suas ex-colônias, sendo tais caracteres culturais ligados à fundação dos atuais processos de intolerância. Ante este quadro, constituímos a análise de manifestações presentes do estigma, no ambiente midiático (jornais, revistas, blogs e outros), buscando identificar os caracteres associados à intolerância presentes nos discursos, nos títulos, manchetes, imagens. Tais conteúdos foram organizados a partir de uma perspectiva qualitativa a qual, corroborando a hipótese principal, identifica forte presença do imaginário originado no colonialismo ibérico, criminalizando e demonizando povos originários por meio dos argumentos apresentados nos meios de comunicação contemporâneos, levando à conclusão de que a perspectiva da aceitação e da tolerância não se faz presente nos países estudados, diferentemente do que é declarado no contexto social, político e cultural. Quanto à relação discurso e imagem, apontamos ainda que, o discurso verbal segue uma trajetória, mas a imagem reitera o estereótipo herdado historicamente da colonização à contemporaneidade.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Mídia; Imaginário; Mapuche; Guajajara; Estigma;
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
unip
Direito de Acesso
Acesso restrito