A Produção Televisiva Infantil – Discovery Kids Brasil – Programa Lazytown
Anexos
Informações
Título
A Produção Televisiva Infantil - Discovery Kids Brasil - Programa Lazytown
Autor(es)
Edson Gardin
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
21/09/2007
Resumo (EN)
The Subject Television and Child has been object of study of some segments of the society, in the most different countries. Through the works conducted by for researchers from the scientific area, we are informed on the most varied results obtained on thesubject. After all, how the children see television? Which are the relation and the influence of the television's message for the child imaginary or what we can call lnfantile Televising culture? Ahead of these questions, the TV Network Discovery Kids - Brazil, branch office of the American Discovery Channel, a cable channel directed to children, offers a different didactic proposal in its programming. ln each cartoons or TV shows broadcasted, many situations and examples approach universal behavior and citizenship. Our research, as a case study, approaches the balance of an adequate pedagogical construction and adjusted to the necessary experience of the television professionals, that can be found in the child TV show Lazytown, daily presented by the Discovery Kids Brazil. A phenomenon of worldwide success, the series stimulate more healthful habits of life for the children, through the adventures of an athletical hero who always is chased by a sluggish and big eater villain. We will analyze the production structure of the TV show, that uses modem technological resources that increases the power of its educative role for the children. Our method of work was based in an opinion of some authors of the semiotics area, such as Lucia Santaella, Todorov, Bauman, among others, mentioned in this monograph. We Also consider others media critics authors with their reflections about television, child, media communication, publications and research web sites.
Resumo
O tema Televisão e Criança tem sido objeto de estudo de vários segmentos da sociedade, nos mais diferentes países. Através de trabalhos conduzidos por pesquisadores ligados à área científica, tem-se a informação sobre os mais variados resultados obtidos nas abordagens sobre o assunto. Afinal, como a criança vê a televisão? Qual a relação e a influência da mensagem por ela transmitida no imaginário infantil ou o que se pode chamar de Cultura Televisiva Infantil? Diante dessas questões, a emissora de TV Discovery Kids Brasil, filial do grupo americano Discovery Channel, é um canal a cabo voltado para as crianças e que apresenta uma proposta didática diferenciada em toda a sua programação. Nos desenhos e programas que exibe, são apresentadas situações que abordam exemplos universais de conduta, cidadania moral e cívica. Esta pesquisa, como um estudo de caso, aborda o equilíbrio na construção de uma estrutura pedagógica adequada e agregada à necessária experiência dos profissionais de televisão, ambos encontrados no programa infantil LazyTown, apresentado diariamente pela emissora Discovery Kids Brasil. Um fenômeno de sucesso mundial, a série estimula hábitos de vida saudáveis para as crianças, através das aventuras de um herói atlético que é sempre perseguido por um vilão preguiçoso e comilão. Também analisa a forma de produção do programa que emprega modernos recursos tecnológicos e percebe a abrangência de seu papel educativo nas crianças. O método de trabalho adotado apoiou-se em reflexões de vários autores da área Semiótica, como: Lucia Santaella, Todorov, Bauman, entre outros. Bem como alguns autores críticos do meio, com suas reflexões sobre a televisão, a criança e a comunicação midiática, periódicos e sites.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Televisão, Criança, Produção Televisiva Infantil
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto