A permanência da canção francesa no Brasil: Do café-concerto à indústria fonográfica dos anos 1960.
Informações
Título
A permanência da canção francesa no Brasil: Do café-concerto à indústria fonográfica dos anos 1960.
Autor(es)
Raphael Fernandes Lopes Farias
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
28/02/2022
Resumo
Este trabalho pretende provar a presença e a permanência do cancioneiro francês no Brasil ao longo do desenvolvimento da cultura urbana, da indústria fonográfica e da radiofonia no Brasil. Para tanto, lançamos mão de uma bibliografia especializada em música popular produzidas no Brasil, na França e na América Latina, e sobre cada um desses locais específicos. Com isso, traçamos, ainda que sucintamente, como a canção francesa se desenvolveu em seus espaços de origem e absorveu influências estéticas das Américas, bem como circulando por esse continente, mais especificamente, pelo Brasil, em um franco processo de movência e nomadismo (ZUMTHOR, 1997; 2014). Analisamos dados da indústria fonográfica brasileira no eixo urbano Rio-São Paulo, desde os primórdios desse mercado até os anos 1960, enfatizando esta última década, momento em que a indústria fonográfica completou sua implementação no Brasil (DIAS, 2000; MORELLI, 2008); quando havia uma grande variedade de músicas estrangeiras circulando no mercado nacional (VICENTE, 2008) e quando ocorreu um fenômeno de retomada da cultura francófona (ROLLAND, 2005). Concluímos que, a despeito da hegemonia cultural e musical estadunidense, a canção francesa esteve muito presente no consumo brasileiro e conquistou um lugar na memória e na paisagem sonora nacional, criando seus ídolos e hits que são usados até a contemporaneidade em produtos audiovisuais do e no Brasil.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Canção francesa; Performance midiatizada; Movência; Industria fonográfica.
Publicado em
FARIAS, R. F. L.; VALENTE, H. de A. D. (Orientadora). A permanência da canção francesa no Brasil: Do café-concerto à indústria fonográfica dos anos 1960. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
PROSUP-CAPES
Direito de Acesso
Acesso restrito