A objetificação da mulher como traço da masculinidade tóxica na mídia: ocaso Dan Bilzerian
Documento
Informações
Título
A objetificação da mulher como traço da masculinidade tóxica na mídia: ocaso Dan Bilzerian
Autor(es)
José Carlos Lorandi
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
17/02/2022
Resumo
O objetivo desta dissertação é investigar a contribuição das redes sociais digitais na constituição do imaginário masculino a partir de um estudo de caso: as postagens que a celebridade Dan Bilzerian publica no Instagram, objetivando a mulher. Parte-se da premissa de que as narrativas midiáticas influenciam a construção do imaginário social que molda a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de conduta estabelecidas pela sociedade. A hipótese se fundamenta na proposição de que as narrativas midiáticas são fenômenos que compõem imaginários que alimentam e são alimentadas pela cultura e atuam, de forma oculta, com arquétipos arcaicos e de forma explícita, com estereótipos midiáticos. O procedimento metodológico adotado é a pesquisa bibliográfica e exploratória orientada pela revisão da literatura. Os resultados apontam que Dan Bilzerian se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o seu marketing pessoal. Bilzerian expressa sucesso, felicidade, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. Bilzerian instrumentaliza o Instagram em prol de seu marketing pessoal objetivando ganhar engajamento, uma vez que, o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar uma grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos de maneira rápida e com alto poder de engajamento. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Bilzerian é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, e objetificação da mulher.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Masculinidade Hegemônica; Sociedade de Consumo; Objetificação da Mulher; Redes Sociais Digitais; Dan Bilzerian;
Publicado em
LORANDI, J. C.; MIKLOS, J. (Orientador). A objetificação da mulher como traço da masculinidade tóxica na mídia: ocaso Dan Bilzerian. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/101410/JOSE-CARLOS-LORANDI.pdf
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto