A Morte e os Elementos de Construção de Figuras Míticas do Imaginário Midiático
Anexos
Informações
Título
A Morte e os Elementos de Construção de Figuras Míticas do Imaginário Midiático
Autor(es)
Andréia Perroni Escudero
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
05/06/2007
Resumo (EN)
The contents of this research is concerning about the paper of the death (in youth), during the mythification construction of the idols on media, focusing on the James Dean's case. Taking as base of this analysis, it was necessary to bring the elements that contribute in the formation of these mediatic figures, as well as the goals of the cultural industry, bringing as a result of this construction, the heating up of their markets coming up with needs of ideological and consumer goods. Because of the complexity and singularities that characterize this investigatory process, it was searched a bibliographical analysis that contributed for the briefing in the processing formation of a myth on media (Chapter I), relating this process to the understanding in how the death interferes and stimulates such mythification (Chapter II). The case James Dean was considered representative and relevant, given that the perpetuation of his image for a significant period (51 years). Through this image it was possible to develop a large trajectory of his mythification, in which congregated elements of the cultural image that projected the myth; politics and social contexts which tuned it up; personal characteristics that had created a relation of empathy between the audience and the actor, turned the attention of the medias to it, in a period where the spreading of the underground and a new youthful position were advantageous to the media. But, it mainly counted on the seduction that this kind of death - tragic and in an young age - can produce to people as a result, expressing itself fertile field, in order that, all the elements above got double forces in this process. To investigate the practice of the mediatic construction on figure of James Dean and its perpetuation, two documentaries were analyzed: "Perpetual James Dean" (1988) and "The Real James Dean" (2005). lt was used as one form to detect the bases on which the myth was consolidated and the used arguments to deal with his tragic and precocious death, as well as, the speech of crystallization of youth (Chapter III). To understand the influence of the actor faced the youthful audience and the concepts unchained after becoming an youth's icon in the 50's, transforming itself in a synonym of a revolting thing, "Rebel Without a Cause" the film, was placed in analysis (1955). Also, it was necessary a specific approach to the once said actor's rebel in order to evaluate the strategies used by media for its creation (Chapter III). One of the theoretical bases that leads the analysis of the subject is the Theory of the Complexity proposed by Edgard Morin, mainly about the reflections of the author applied to media, the death and the movie stars. Authors as J. Baudrillard, J. Campbell, M. Contrera, R.Girard, M. Eliade, H Pross, N. Baitello Jr, among others, who are in the final bibliography, also, supplied the necessary theories to develop this studies.
Resumo
Essa pesquisa trata do papel da morte (ainda em juventude) na formação da mitificação dos ídolos da mídia, atendo-se ao estudo do caso “James Dean”. Como base para esta análise, foi necessário trazer os elementos que contribuem na formação destas figuras midiáticas, bem como os interesses da indústria cultural que objetivam, através destas construções, aquecer seus mercados, gerando necessidades ideológicas e por bens de consumo. Por causa da complexidade e singularidades que caracterizam esse processo investigatório, buscou-se realizar uma análise bibliográfica que contribuísse para a elucidação do processo de formação de um mito da mídia (Capítulo I), relacionando esse processo à compreensão de como a morte interfere e impulsiona tal mitificação (Capítulo II). O caso “James Dean” foi considerado representativo e relevante dado a perpetuação de sua imagem por um período significante (51 anos). Através dele pôde-se desenvolver uma trajetória abrangente de sua mitificação que reuniu elementos do imaginário cultural que projetaram o mito; contexto social e político que o impulsionou; características pessoais que criaram uma relação de empatia entre o público e o ator, despertando o interesse dos meios de comunicação num período em que a divulgação da contracultura e de uma nova postura juvenil era vantajosa à mídia. Mas contou, principalmente, com o fascínio que esse tipo de morte - trágica e em idade jovem - gera sobre as pessoas, traduzindo-se em campo fértil para que todos os elementos acima tivessem forças redobradas neste processo. Para investigar as práticas de construção midiática da figura “James Dean” e de sua perpetuação, foram analisados dois documentários: Eternamente James Dean (1988) e The Real James Dean (2005), como uma forma de detectar as bases sobre as quais o mito foi consolidado e os argumentos utilizados para tratar da morte trágica e precoce, bem como o discurso midiático de cristalização de juventude (Capítulo III). Para compreender a influência do ator perante o público juvenil e os conceitos desencadeados após se tornar um ícone da juventude dos anos 50, transformando-se em sinônimo de rebeldia, foi colocado em análise o filme Juventude Transviada (1955). Fez-se necessária, também, uma abordagem específica sobre a pretensa rebeldia do ator, com o objetivo de avaliar as estratégias utilizadas pela mídia para sua criação (Capítulo III). Uma das bases teóricas que norteiam a análise do tema é a Teoria da Complexidade proposta por Edgard Morin, principalmente nas reflexões do autor aplicadas à mídia, à morte e às estrelas de Cinema. Autores como J. Baudrillard, J. Campbell, M. Contrera, R. Girard, M. Eliade, H. Pross, N. Baitello Jr., entre outros, constantes da bibliografia final, também forneceram os pressupostos teóricos necessários para o desenvolvimento deste estudo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mito, Mídia, James Dean
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto