A Gestualidade na Construção do Estereótipo do Personagem Homossexual no Cinema
Anexos
Informações
Título
A Gestualidade na Construção do Estereótipo do Personagem Homossexual no Cinema
Autor(es)
Edivaldo Reis de Souza
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
22/06/2007
Resumo (EN)
"Gestuality in the construction of the homosexual stereotype in cinema" is the theme of this research, which studies the construction of the homosexual character on contemporary cinema, highlighting, among a range of aspects that influences this construction, the gesture language.
Via the analysis of two film texts: "Será que ele é?" ("ln & Out") e "Minha vida em cor de rosa" ("Ma vie en rase"), this research aims to discover if the processes mobilized by gesture language represent stereotypes that already exist in society or create new ones. The value and social complexity of this research project, that encloses preconceived convictions related to homosexuals, is not only about showing the direct or indirect influence of the audiovisual media over homosexuals, but in a broader sense, verify how these people of Brazilian society are constructed and recognized, and how this stereotyped exposition influences society's perception towards the homosexual behavior and their way of life. lt relates to the aspects of language, culture and tradition.
The interest on this research began after the excessive exposition of the homosexual subject on media. From the beginning, the intention was investigating a corpus configured on television shows, but after starting the studies, cinema imposed itself over all other audiovisual media. The subject of the studies, on referred films, are mediatical modulations, directly connected to the needs of our post graduation course, being Mediatical Communication it's concentration area, and the field of research, where cinema and it's techniques belongs, being Language Configuration and Audiovisual Products in Mediatical Culture.
The research understands that when developing its own form of creating social bonds, media works as an agent that connects information and builds concepts. Through decades, media has been discussing and showing to society a large amount of subjects related to homosexuality, through films, news, debates, series or auditorium programs. What is shown are scenes that not only ridicules homosexuals, but depreciate their image as well.
The methodology used on the research process was qualitative. A brief description of how gestuality is defined, what are its formularizations and what is understood by stereotype will be presented. To better understand the processes applied, the stereotype was classified in three forms: cultural or social stereotype, humorous stereotype and pejorative stereotype. The same procedure was adopted for studying gestuality, dividing it in: formal or disciplinarian gesture, informal or cultural gesture and technical gesture.
Resumo
Este trabalho tem como tema A gestualidade na construção do estereótipo do personagem homossexual no cinema e visa a estudar a construção do personagem homossexual no cinema contemporâneo. Tem como pressuposto básico que diversos fatores contribuem para isso, mas pretende destacar, como traço fundamental dessa construção, a linguagem gestual. Seu objetivo específico consiste em desvendar, via a análise de dois textos fílmicos: Será que ele é? e Minha vida em cor de rosa, até que ponto os processos mobilizados por essa linguagem podem traduzir estereótipos já arraigados na sociedade ou na criação de novos tipos de estereótipos. A importância e complexidade social deste projeto de pesquisa, em torno de convicções preconcebidas com relação aos homossexuais, estão não só em mostrar a influência direta ou indireta exercida pela mídia audiovisual sobre os homossexuais, como, num sentido mais amplo, verificar como são construídas e reconhecidas pessoas desse grupo da sociedade brasileira. E como essa exposição estereotipada contribui na percepção, por parte da sociedade, da conduta e da forma de vida dos homossexuais. Trata-se de aspectos relacionados à linguagem, à cultura e aos costumes. O interesse deste trabalho em tal pesquisa surgiu em decorrência do excesso de exposição da questão homossexual na mídia. No início, a intenção era a de investigar um corpus configurado nos programas de televisão, mas, posteriormente, ao iniciarem-se os estudos, o cinema se impôs dentre as demais mídias audiovisuais. O que se pretende estudar, nos referidos filmes, são as modulações midiáticas. A pesquisa entende que, ao desenvolver sua forma de criar laços sociais, a mídia funciona como um agente aglutinador de informações e formador de conceitos. Há décadas, a mídia vem discutindo e apresentando para a sociedade diversas questões ligadas à homossexualidade, seja através de filmes, noticiário, debates, novelas ou através de programas de auditório. Vê-se frequentemente cenas que expõem não só os homossexuais ao ridículo, mas também deturpam sua imagem.
A metodologia utilizada no processo de pesquisa foi qualitativa. Apresenta-se, no trabalho, uma breve definição de gestualidade e suas formulações e o que se entende por estereótipo. Para uma melhor compreensão do processo aplicado, o estereótipo foi classificado em três formas: estereótipo cultural ou social, estereótipo humorístico e estereótipo pejorativo; o mesmo procedimento foi adotado para o estudo do gestual, dividindo-o da seguinte forma: gesto formal ou disciplinador, gesto informal ou cultural e gesto técnico. A partir da referida metodologia, pôde-se, então, através da análise da gestualidade, chegar à identificação de alguns tipos de estereótipos, os quais, por sua vez, correspondem a uma gradação preconceituosa.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Homossexualismo, Mídia, Estereótipo, Gesto, Preconceito
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto