A BUSCA PELA REELEIÇÃO: a campanha permanente de Jair Bolsonaro na rede social Twitter
Documento
Informações
Título
A BUSCA PELA REELEIÇÃO: a campanha permanente de Jair Bolsonaro na rede social Twitter
Título (EN)
SEARCH FOR REELECTION: Jair Bolsonaro's permanent campaign on the social network Twitter
Autor(es)
José Eduardo Cruz Viera
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
08/02/2023
Resumo (EN)
This dissertation studies the profile of former President of Brazil, Jair Bolsonaro, on the social media platform Twitter, in order to understand how Permanent Campaign strategies are applied on the platform, which seek to concurrently ensure communication with his constituents and supporters, accountability, political marketing, as well as promote his re-election campaign in the 2022 election. The analyzed period comprises all tweets from January 1st to September 30th, 2020, observing the forms of pandemic management in its early stage in Brazil, in contrast with the immediately preceding period, as well as observing the framing techniques used by the former President, privileging actions and ideologies over others, such as the fight against the pandemic itself. 2,202 tweets were collected. The methodology used is Content Analysis, proposed by Laurence Bardin. It is of paramount importance to verify how the former President communicated through Twitter, since he uses digital platforms as a direct link between the ruler and the ruled, in order to challenge information from traditional media outlets.
Resumo
Esta dissertação estuda o perfil do então Presidente da República, Jair Bolsonaro, na rede social Twitter, a fim entender de que forma são aplicadas, na plataforma, as estratégias de Campanha Permanente, que buscam, concomitantemente, garantir a comunicação com seus governados e com apoiadores, prestação de contas e marketing político além de promover sua busca pela reeleição no pleito de 2022. O período analisado compreende todos os tuítes desde 1º de janeiro a 30 de setembro de 2020, observando as formas de gerenciamento da pandemia em seu estágio inicial no Brasil, em contraste com o período imediatamente anterior, bem como observa as formas de enquadramentos utilizadas pelo ex-Presidente, privilegiando ações e ideologias em detrimento de outras, tais como o próprio combate à pandemia. Foram coletados 2.202 tuítes. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. É de suma importância verificar como o ex-Presidente se comunicou pelo Twitter, uma vez que utiliza as plataformas digitais como ligação direta entre o governante e o governado, de forma a contestar informações advindas dos veículos midiáticos tradicionais.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Campanha Permanente, Comunicação Política, Jair Bolsonaro, Presidente, Twitter
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
GP Mídia, Cultura e Memória
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto