Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas
Documento
Metadados
Título
Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas
Título (EN)
Innovative practices in education: pop culture and didactic possibilities
Autor(es)
GRECO, Clarice; CASTILHO, Fernanda
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 6, p. e12554, 2024.
Resumo (EN)
The purpose of this article is to describe and analyze a series of teaching practices implemented by educators in higher education, focusing on a specific case study of a public institution in São Paulo. The key theoretical concepts under discussion include teaching skills and knowledge(Tardif, 2014),mediaand education(Orozco-Gómez, 1997), and pop culture pedagogies(Maudlin & Sandlin). It is presumed that educators employ popular culture material to enhance the process of teaching and learning. The study employed an exploratory and qualitative methodology, utilizing a questionnaire administered to the entire teaching staff of the university and conducting a focus group with professors from various courses. The objective was to ascertain the extent and manner in which pop culture information is incorporated into classroom instruction. The findings revealed diverse pedagogical opportunities, employing gaming formats such as RPGs, films, series, and music. Nevertheless, challenges were also identified about the process of organizing and the level of approval of certain material among the student population.
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar um conjunto de práticas didáticas realizadas por docentes do ensino superior, a partir do estudo de caso de uma faculdade pública de São Paulo. Os principais conceitos teóricos envolvem saberes docentes (Tardif, 2014), mídias e educação (Orozco-Gómez, 1997) e pedagogias da cultura pop (Maudlin e Sandlin, 2015). Partimos do pressuposto de que docentes utilizam conteúdos da cultura pop com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia teve caráter exploratório e qualitativo, com aplicação de questionário e grupo focal junto a professores de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior tecnológico, com objetivo de entender se e/ou como conteúdos de cultura pop são utilizados em sala de aula. Os resultados indicaram diversas possibilidades didáticas, incluindo o uso de jogos como RPG, filmes, séries e músicas. No entanto, também foram apontadas dificuldades ao nível do planejamento e da aceitação de certos conteúdos pelo corpo discente.
Palavras-chave
Estudos de Fãs; Pedagogias da cultura pop; Mídia e Educação
Financiamento
FAPESP