O HOMEM QUE VEIO DO FUTURO? Análise crítica da construção midiática do futurista Tiago Mattos
Documento
Metadados
Título
O HOMEM QUE VEIO DO FUTURO? Análise crítica da construção midiática do futurista Tiago Mattos
Título (EN)
THE MAN WHO CAME FROM THE FUTURE? Critical analysis of the media construction of futurist Tiago Mattos
Autor(es)
Vander Casaqui
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
CASAQUI, Vander. O homem que veio do futuro? Análise crítica da construção midiática do futurista Tiago Mattos. In: 33° Encontro Anual da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2024, Niterói - RJ. Anais do 33° Encontro Anual da Compós. Campinas, SP: Galoá, 2024. v. 33. p. 1 / 187140-20.
Resumo (EN)
This work aims to analyze the construction of the image of the futurist, a social actor identified with the entrepreneurial culture and flexible capitalism of our time. The object of the study is the personal website of Tiago Mattos, one of the main futurists in the country, who is also an entrepreneur and responsible for courses aimed at “futures literacy”. The methodology is based on the perspective of Angenot's social discourse, combined with the analysis of the language elements that make up the strategies of self-definition, legitimization and monetization of the image of the studied futurist. Among other conclusions, we highlight the way in which the biography of the social actor studied is rationalized and planned to feed the imagination of the specialist in futures; and how his work configuration is fully associated with skills related to entrepreneurial culture and the spirit of contemporary capitalism.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da imagem do futurista, um ator social identificado com a cultura empreendedora e com o capitalismo flexível de nosso tempo. O objeto do estudo é o site pessoal de Tiago Mattos, um dos principais futuristas do país, que também é empreendedor e responsável por cursos voltados à “alfabetização para futuros”. A metodologia é baseada na perspectiva do discurso social de Angenot, aliada à análise dos elementos da linguagem que compõem as estratégias de autodefinição, legitimação e rentabilização da imagem do futurista estudado. Entre outras conclusões, destacamos a forma como a biografia do ator social estudado é racionalizada e planejada para alimentar o imaginário do especialista em futuros; e como a configuração de seu trabalho é plenamente associada às competências relativas à cultura empreendedora e ao espírito do capitalismo contemporâneo.
Palavras-chave
Futuro. Discurso e Narrativa. Cultura empreendedora.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq