Fãs de Séries Canceladas: evento fandômico e o rompimento do pacto ficcional
Título (EN)
Fans of Canceled Series: fandomic event and the rupture of the fictional pact
Autor(es)
GRECO, Clarice; QUINTINO, Fabio
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Brazilian Creative Industries Journal, v. 4, p. 88-109, 2024
Resumo (EN)
The success of a TV series is related to the audience and the engagement of its fans and thus the interruption of the production of a TV provokes significant impact on the interactions between its followers. This article aims to identify the impact of the cancellation of the series Anne with an E, cancelled in 2019. The empirical research is a methodological exploration of the analysis of posts on Twitter. Among the main results, we highlight the interruption of a series as a rupture of a type of fictional contract between fan and producer and the perception of a series cancellation as a disruptive element in the routine practices of fandom, constituting a fandomic event.
Resumo
A longevidade de uma série de TV tem relação com a amplitude da audiência e o engajamento de seus fãs e, portanto, o cancelamento de uma série causa impacto significativo nas interações entre seus seguidores. Este artigo visa a identificar o impacto do cancelamento da série Anne with an E, cancelada em 2019, entre os fãs de uma comunidade no Twitter (X). A pesquisa empírica é uma exploração metodológica de análise de postagens. Entre os principais resultados, destacamos o cancelamento de uma série como o rompimento do pacto ficcional entre fã e produtora e a percepção do cancelamento como um elemento disruptivo das práticas rotineiras do fandom, acabando por se constituir em um evento fandômico.
Palavras-chave
Estudos de Fãs; Pesquisa em Comunicação; Cancelamento; Anne with an E.