ENGAJAMENTO MIDIÁTICO ATRAVÉS DAS CONTROVÉRSIAS ENTRE FÃS
Documento
Metadados
Título
ENGAJAMENTO MIDIÁTICO ATRAVÉS DAS CONTROVÉRSIAS ENTRE FÃS
Autor(es)
FARNESE, Pedro; MONTUORI, Carla; GRECO, Clarice;
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
FARNESE, Pedro; FERNANDES, Carla Montuori; ALVES, Clarice Greco. Entre Amizade eaDisputa Imaginada: os fãs de Ivete e Claudia Leitte no carnaval da pandemia. Revista GEMInIS, v. 14, n. 2, p. 126-144, 2023
Resumo (EN)
This article aims to reflect upon the interactions of the fans of Ivete Sangalo and ClaudiaLeitte on the social network Twitter during the live held at the 2021 carnival. With content analysis we could observe thematic categories based on logical and emotional comments which manifest praise and controversy in order to obtain greater adherence –that is, power –within a discursive community. It was possible to infer that these strategies, even if they are established by economic means and to expose brands and advertising, they also work as a space for the manifestation of two fandoms that at times unite and, at others, create imagined disputesbetween the two singers
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as interações dos fãs das cantoras Ivete Sangalo e ClaudiaLeitte na rede social Twitterdurante a transmissão da liverealizada no carnaval de 2021. Através da metodologia de análise de conteúdo, foi possível detectar categorias temáticas que se configurarama partir de elogios e controvérsias, utilizando de argumentos lógicos e emocionais para tentar obter maior adesão –ou seja, poder –dentro de uma comunidade discursiva. Foi possível inferir que estas estratégias, ainda que sejam estabelecidas para atender a uma lógica de mercado e expor marcas e outras diversas formas de publicidade, também funcionam como espaço de manifestação de dois fandoms que por momentos se unem e, por outros, criam disputas imaginadas entre as duas cantoras
Palavras-chave
Estudos de Fãs; Redes Sociais; Disputas de sentido.