Campanha Permanente: estratégias do PT na Propaganda Partidária Gratuita e na propaganda eleitoral
Documento
Metadados
Título
Campanha Permanente: estratégias do PT na Propaganda Partidária Gratuita e na propaganda eleitoral
Título (EN)
Permanent Campaign: PT strategies in Free Party Propaganda and electoral propaganda
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luiz Ademir de Oliveira | Mariane Motta de Campos | Thamiris Franco Martins
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Eletrônica De Ciência Política, v, 12, n. 1, p. 5-28
Resumo (EN)
The article develops a study of the media and political strategies triggered by the Workers' Party (PT) in Free Party Propaganda (PPG) and in the Free Electoral Propaganda Schedule (HGPE). It starts from the hypothesis that the political actors used the Free Party Propaganda space to gain visibility and maintain popular support as a permanent campaign strategy, that is, they focused on the use of anticipated strategies in relation to the electoral period aiming at a next election. The article discusses the relationship between media and politics and the concepts of permanent campaign and political propaganda. The applied methodology is Content Analysis (Bardin, 2011), having as object the PT Free Party Propaganda (PPG) programs from 2015 to 2017 (May 5 and August 6, 2015, February 23, 2016,and 11 April and October 12, 2017,and the Free Electoral Propaganda Schedule (HGPE) in the first round (August 31 to October 4, 2018) and in the second round (October 12 to 26, 2018). More activated both in the PPG and in the Electoral Schedule toidentify points of confluence and divergence throughout the period.The article points out the main objects triggered both in the pre-election and electoral periods -building the party's image, the candidate's image, accountability, political themes and attacks on opponents.
Resumo
O artigo traz um estudo das estratégias midiáticas e políticas acionadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Propaganda Partidária Gratuita (PPG) e no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Parte-se da hipótese de que os atores políticos utilizaram o espaço daPropaganda Partidária Gratuita para ganharem visibilidade e manterem o apoio popular como estratégia de campanha permanente, ou seja, focaram na utilização de estratégias antecipadas em relação ao período eleitoral visando um próximo pleito. O artigo trazuma discussão acerca da relação entre mídia e política e as conceções de campanha permanente e propaganda política. A metodologia aplicada é a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), tendo como objeto os programas da Propaganda Partidária Gratuita (PPG) do PT de 2015 a 2017 (05 de maio e 06 de agosto de 2015, 23 de fevereirode 2016 e 11 de abril e 12 de outubro de 2017 e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no primeiro turno (31 de agosto a 04 de outubro de 2018) e no segundo turno (12 a 26 de outubro de 2018). São investigados os objetos mais acionados tanto na PPG quanto no Horário Eleitoral a fim de identificar pontos de confluência e de divergência ao longo do período. O artigo aponta os principais objetos acionados tanto no período pré-eleitoral quanto eleitoral –construção da imagem do partido, imagem do candidato, accountability, temáticas políticas e ataques aos adversários.
Palavras-chave
Política | Eleições Brasileiras | Comunicação | Campanha Permanente
Direito de Acesso
Acesso Aberto