Ativismos e comunicação urbana: a Rede Social Bela Vista no Bixiga
Documento
Metadados
Título
Ativismos e comunicação urbana: a Rede Social Bela Vista no Bixiga
Título (EN)
Activism and urban communication: the Bela Vista Social Network in Bixiga
Autor(es)
PEREIRA, Simone Luci; AVELAR, Milena Signor
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
ANAIS ALAIC 2022
Resumo (EN)
This paper presents and analyzes aspects of a broader research that studies urban activism in conjunction with cultural activism and its forms of urban communication in the Bixiga region in the central area of São Paulo/Brazil. Through the notions of “urban communication”, “mobilities” and “culture as a resource” as conceptual operators, and the presential and digital fieldwork with ethnographic/cartographic inspiration as a methodology, we focus on the actions of the Bela Vista Social Network collective, in 2018 and 2019 and some of its actions in 2022. We seek to understand how its activities reflect elements of urban communicability, articulating activism for the right to the city, uses and appropriations of territories, logics of contemporary and cosmopolitan cultural production and consumption, identities and ways of being together.
Key words: Bixiga, Activism, Urban communication; city
Resumo
Esta comunicação apresenta e analisa aspectos de pesquisa mais ampla que estuda os ativismos urbanos em articulação com ativismos culturais e suas formas de comunicação urbana na região do Bixiga área central de São Paulo/Brasil. Por meio das noções de “comunicação urbana”, “mobilidades” e “cultura como recurso” como operadores conceituais, e o trabalho de campo presencial e digital de inspiração etnográfica/cartográfica como metodologia, temos como foco as ações do coletivo Rede Social Bela Vista no anos de 2018 e 2019 e algunas de suas ações em 2022. Buscamos comprender como suas atividades refletem elementos da comunicabilidade do urbano, articulando ativismos pelo direito à cidade, usos e apropriações dos territórios, lógicas de produção e consumo cultural contemporâneo e cosmopolita, identidades e modos de estar juntos.
Palavras-chave: Bixiga, Ativismo, Comunicação urbana; cidade
Palavras-chave
Bixiga; Ativismo; Comunicação urbana; cidade
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Cnpq/CAPES